Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Como fazer um detox caseiro segundo a Ayurveda

Como fazer um detox caseiro segundo a Ayurveda

Tal como a nossa casa precisa de limpeza regular para sentirmos equilíbrio e bem-estar enquanto desfrutamos do seu acolhimento, o nosso corpo carece de cuidados e desintoxicação regulares, que ajudem a manter todos os nossos sistemas livres, limpos e fluídos, e a nossa mente clara, tranquila e assertiva.

Pinterest Google+
PUB

Bebermos água pura e fresca e infusões de gengibre

Durante a desintoxicação, é fundamental mantermos a hidratação para eliminarmos as toxinas e os resíduos do sistema. Bebermos pelo menos oito copos de água filtrada diariamente. A Ayurveda recomenda a infusão de gengibre para ajudar a purificar o corpo e estimular o sistema digestivo. Podemos beber várias chávenas por dia, conforme o tolerado. Quando o tipo ayurvédico é Pitta, a decocção de gengibre forte aquece, e pode causar sintomas como irritação e sensação de ardor. A infusão pode ser diluída em água, ou beber-se menos infusão, ou simplesmente bebermos mais água.

 

Receita de infusão de gengibre

A infusão de gengibre ajuda a purificar o corpo e a estimular o sistema digestivo.

 

Ingredientes

Raiz de gengibre descascada

Água quente

Mel orgânico cru (opcional)

Menta picada (opcional)

Rodelas de limão (opcional)

 

Instruções

Para fazer uma chávena de chá, colocar aproximadamente uma colher de chá cheia de raiz de gengibre com casca picada grosseiramente, ou ralada, numa chávena de água quente. Deixar o gengibre em infusão por dois minutos. Coar ou deixar o gengibre assentar no fundo da chávena.

 

Para fazer um litro de decocção de gengibre, picar grosseiramente ou ralar um pedaço de gengibre de 5 cm inteiro com casca. Colocar os pedaços numa panela com um litro de água purificada. Levar a água apenas à fervura, e reduzir o lume para ferver. Deixar o gengibre a ferver por quinze minutos. Coar os pedaços de gengibre e colocar a decocção numa garrafa térmica, ou guardar num jarro de vidro. Reaquecer a decocção conforme necessário. Experimentar adoçar a decocção com mel orgânico cru (depois da decocção ter arrefecido), e hortelã picada ou rodelas de limão (opcional).

 

Lubrificar o aparelho digestivo

A oleação interna é o processo de introdução de óleos saudáveis no sistema digestivo para iniciarmos a eliminação suave, e facilitarmos a libertação de toxinas solúveis em gordura, bem como para estimularmos a liberação de sais biliares que nos ajudam a eliminar o colesterol, e o excesso de estrogénios pelo sistema gastrointestinal. De acordo com a Ayurveda, a oleação (ingestão de óleos) ajuda a liberar e eliminar as toxinas.

 

Uma forma de fornecer oleação interna, juntamente com fibras saudáveis, é pela combinação de sementes de sésamo e passas:

 

Receita para Oleação

Ingredientes

1/4 chávena de sementes de sésamo

1/4 chávena de passas douradas

 

Instruções:

Misturar as sementes de sésamo e as passas douradas. Tomar uma colher de chá da mistura uma hora antes de cada refeição ou duas horas após cada refeição. Se houver tiver problemas para digerir as sementes, experimentar tomar 1/2 colher de chá de óleo de sésamo com três ou quatro passas, três vezes ao dia. Outra opção é tomar uma colher de chá de tahini (sementes de sésamo moídas) e cerca de seis passas, três vezes ao dia.

 

VEJA TAMBÉM: BÊNÇÃOS DO SISTEMA LINFÁTICO: LIMPEZA, LEVEZA E DETOX NA AYURVEDA

 

Ponderar a suplementação com Triphala

A Triphala é um suplemento de ervas ayurvédico usado para apoiar o sistema digestivo e as bactérias saudáveis nos intestinos por meio de antioxidantes e fibras saudáveis. Para estimular a eliminação, podemos tomar triphala duas horas após o jantar e uma hora antes de dormir (supondo que a última refeição tenha sido pelas às 19h, e que estejamos na cama às 22h).

 

Desfrutarmos de uma automassagem diária

Em cada dia da desintoxicação (e, idealmente, todos os dias após a desintoxicação), é importante fazermos uma automassagem ayurvédica, usando óleos de aromaterapia terapêuticos. A massagem regular e o toque amoroso desintoxicam os tecidos do corpo, aumentam a circulação, acalmam a mente e melhoram a função imunológica, e trazem uma sensação de bem-aventurança. Também podemos receber uma massagem profissional num spa de bem-estar ou num centro de cura.

 

Transpirarmos as toxinas

O exercício é a base de um programa de desintoxicação. O aumento do calor e do suor gerados pelos exercícios ajudam a purificarmos e a desintoxicarmos o corpo. A cada dia, podemos praticar pelo menos vinte minutos de atividade aeróbica vigorosa, o suficiente para deixarmos uma leve camada de suor na pele.

 

Também podemos tomar banhos quentes, irmos a uma sauna seca ou a vapor para estimularmos a remoção de toxinas pela pele.

 

Desligarmos os aparelhos eletrónicos e alimentarmos o Espírito

Durante a desintoxicação, podemos aproveitar a oportunidade para nos retirarmos da torrente de energia e de informações que podem criar toxinas emocionais no corpo-mente. Vermos demasiada TV, o excesso de horas de navegação sem sentido na web, filmes e notícias perturbadoras e o envolvimento compulsivo nos media social podem esgotar a nossa energia e o nosso bem-estar. Eliminarmos, ou pelo menos reduzirmos o consumo de media eletrónica e, em vez disso, participarmos de atividades que nutram os nossos sentidos e fortaleçam a nossa vitalidade é uma forma de desintoxicarmos a nossa mente.

 

Algumas alternativas:

Lermos um livro inspirador.

Ouvirmos músicas edificantes.

Passarmos algum tempo ao ar livre – fazermos uma caminhada, darmos um passeio de bicicleta ou sentirmos os pés descalços na terra.

Praticarmos ioga.

Respirarmos profunda e conscientemente.

Visitarmos um museu ou uma galeria de arte.

Recebermos uma massagem.

 

Pensemos nos sentidos como portais através dos quais ingerimos as matérias-primas do mundo e criamos a nossa imagem da realidade. A nossa saúde depende da contribuição positiva dos nossos cinco sentidos tanto quanto dos nutrientes dos alimentos. O que nutre a nossa alma, nutre o nosso corpo. Procurarmos cultivar momentos de alegria e beleza fomenta a nossa saúde e bem-estar.

 

VEJA TAMBÉM: MAJJA DHATU: UM SISTEMA NERVOSO CALMO E FLUIDO COM A AYURVEDA

 

Meditarmos

A meditação é o veículo perfeito para o rejuvenescimento do corpo, da mente e do espírito. Pela sua própria natureza, a meditação leva-nos a um lugar tranquilo dentro de nós e trabalha suavemente para ajudar-nos a conter a reação ao stress. O nosso corpo físico reage ao stress contínuo criando mudanças fisiológicas que danificam o corpo e aceleram o envelhecimento. O stress prolongado pode deixar-nos desequilibrados e acelerar o processo de envelhecimento. Durante a resposta ao stress, o nosso coração bate mais rápido, a pressão arterial sobe, a nossa respiração torna-se superficial, o nosso nível de açúcar no sangue aumenta e o nosso sistema imunológico é suprimido.

Por meio da consciência repousante da meditação, é possível aquietarmos e purificarmos a mente e acalmarmos a resposta ao stress, e rejuvenescermos o nosso corpo.

• Escolhermos um lugar sem outras perturbações. Sentarmo-nos numa cadeira ou no chão, usando cobertores e almofadas para ficarmos o mais confortáveis possível.

• Fecharmos os olhos por alguns minutos e reservarmos alguns minutos para observarmos o fluxo de entrada e saída da respiração.

• Respirarmos lenta e profundamente pelo nariz, enquanto pensamos ou repetimos silenciosamente um Mantra.

• Sempre que a nossa atenção se desviar para pensamentos na mente, sons do ambiente ou sensações no corpo, voltamos suavemente para a respiração, repetindo silenciosamente o Mantra.

 

Podemos começar este processo por alguns minutos no início, e aumentarmos gradualmente para meia hora.  Quando saímos da meditação, trazemos um pouco dessa quietude e silêncio para todas as nossas atividades diárias.

 

Criarmos uma programação diária

Definirmos uma programação de atividades a serem seguidas durante a desintoxicação torna mais fácil mantermo-nos na linha e aproveitarmos a experiência.

Por exemplo:

 

Manhã:

Meditar

Alongamento suave ou ioga

Automassagem

Pequeno-Almoço quente, como infusão de gengibre, cereal cozido com leite de amêndoa (lembrar de comer a mistura de sésamo uma hora antes de cada refeição ou duas horas depois)

 

Tarde:

Refeição principal ao almoço

Fazer uma caminhada de 10 a 15 minutos após o almoço para ajudar a digestão

Praticar exercícios que ajudem a gerar suor ou desfrutar de uma sauna

Meditar

 

Noite:

Jantar leve

Caminhada curta

Lermos algo inspirador

Banho quente

Refletirmos através das páginas do nosso diário

Estarmos na cama às 22h.

 

Depois da desintoxicação

No final da desintoxicação de três dias, é importante fazermos uma transição suave, introduzindo gradualmente alimentos mais complexos na nossa dieta, como a carne e os laticínios. Prestarmos atenção a como nos sentimos ao experimentarmos esses alimentos novamente – podemos descobrir que o nosso corpo deixou de querer ou de precisar de alguns dos alimentos que estávamos acostumados a comer e se sente melhor sem eles.

 

Esta desintoxicação de três dias pode ser realizada regularmente para eliminarmos toxinas e equilibrarmos o corpo.

 

As informações partilhadas destinam-se apenas o uso educacional, sem substituírem o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. É importante procurarmos o aconselhamento médico, ou de outro profissional de saúde qualificado, com qualquer dúvida que possamos ter sobre uma condição médica, e antes de iniciarmos qualquer dieta, suplemento, condicionamento físico ou outros programas de saúde.

 

Artigo anterior

Bolo de couve e manjericão com cobertura de chocolate

Próximo artigo

Fórmula integrada para perder a famosa barriguinha