Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Viva sem plástico na casa de banho

Viva sem plástico na casa de banho

A casa de banho é provavelmente uma das divisões da casa onde se acumulam mais embalagens de plástico com período curto de utilização. Em poucas dias ou semanas os recipientes e objetos de plásticos são descartados para o lixo e substituídos por novos. Mas, já parou para pensar em alternativas mais amigas do ambiente e do seu bem-estar?

Pinterest Google+

Estamos aqui para ajudar, portanto, conheça agora algumas formas práticas e engraçadas de atenuar o uso de plástico excessivo na casa de banho. Com toda a certeza já reparou na imensidão de embalagens de plástico que são consumidas mensalmente nas nossa casas – desde frascos de champôs, géis de duche, loções corporais, giletes, escovas de dentes, enfim, muitos! Mas como travar tudo isto e impedir que os oceanos continuem a receber toda esta poluição?

 

Fazendo a diferença e adquirindo novos hábitos diários de consumo. Adotar um estilo de vida com menor presença de plásticos é uma urgência, e felizmente já é possível fazê-lo sem ter de abdicar da comodidade, praticidade ou mesmo da qualidade. Hoje em dia, existem muitas alternativas ecológicas de grande qualidade que nos permitem prescindir dos produtos convencionais de forma bastante fácil e sem deixar saudade.

 

VEJA TAMBÉM: COMO AJUDAR O PLANETA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DO PLÁSTICO

 

Cotonetes

Infelizmente, os cotonetes são um dos 10 materiais mais encontrados nas praias por voluntários. As pessoas muitas vezes descartam estes materiais na sanita, e por isso acabam por chegar aos mares e oceanos de forma rápida. Alguns países como a Escócia e a França já adotaram uma postura firme relativamente a este problema e, por isso, proibiram o uso destes cotonetes. Caso não consiga prescindir do uso deste material, opte por comprar cotonetes com o cabo em papel ou bambu.

 

Esponjas naturais

Outro item que se acumula nas casas de banho e que devemos dispensar – são as esponjas sintéticas. Opte por esponjas naturais. Para além de serem de origem natural, ainda são hipoalergénicas, ou seja, a probabilidade de que ocorram reações alérgicas é muito reduzida.  Poderá encontrar estas esponjas em praticamente todos os supermercados.

 

Champôs sólidos e sabonetes para o corpo

Esta é, sem dúvida, uma das melhores alternativas de combate aos recipientes de plástico, tanto para lavar o corpo como o cabelo. Para além de serem completamente isentos plástico, os sabonetes e os champôs sólidos ainda trazem inúmeras vantagens pela sua ótima composição. São compostos por ingredientes naturais e livres de químicos altamente prejudiciais. Se tiver o couro cabeludo facilmente irritativo vai notar a diferença.

 

VEJA TAMBÉM: MICROPLÁSTICOS NOS ALIMENTOS: O FLAGELO DA ATUALIDADE

 

Escovas de dentes

De uma forma geral as escovas de dentes são produtos um pouco caros, com pouca duração e compostas praticamente por plástico. A boa noticia é que já existem escovas biodegradáveis de grande qualidade. Escovas com cabos de bambu ou mesmo com cabos formados por plástico 100% reciclado e cerdas de nylon de origem biológica. Já existem muitas opções, por isso faça a melhor escolha. É possível encontrar em lojas online ou mesmo nos supermercados comuns.

 

Máquinas depiladoras e de barbear

Estas máquinas são bem conhecidas por todos nós e podem ter um papel importante na redução do consumo de plásticos nas casas de banho. Se privilegiarmos estes utensílios em detrimento de lâminas descartáveis, estamos a fazer excelentes escolhas ambientais.

 

Todos os dias são dias para fazermos escolhas mais sustentáveis. O planeta somos todos nós, portanto, ajude a reduzir o impacto ambiental.

Artigo anterior

Menos é (sempre) mais

Próximo artigo

Carreira: procuram-se pessoas com brilho no olhar