Tucano ganha bico novo feito em impressora 3D
Chama-se Tieta e é um tucano-fêmea vítima de maus tratos de traficantes de animais que agora volta a ter qualidade de vida com o novo bico
A tecnologia de impressão 3D já começa a diversificar as usas potencialidades. Desta vez, devolveu qualidade de vida a uma tucano-fêmea, que acaba de receber um bico novo criado através desta tecnologia.
A Tieta foi acolhida pelo Instituto Vida Livre, no Brasil, que coordenou o projeto inédito juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
«Nos primeiros três dias após a cirurgia, tentámos dar fruta, mas ela não percebeu que já tinha um bico e não conseguia comer. Mas quando passei a usar iscas vivas, como larvas e baratas, ela pegou imediatamente», diz Roched Seba, diretor do Instituto Vida Livre, à BBC. O pesquisador diz ainda que o animal demorou três dias para se adaptar à prótese.
Foram necessárias duas horas para a impressora 3D imprimir o novo bico, que tem pouco mais de 4cm e pesa 4g. Mas o trabalho de produção levou cerca de três meses. A cirurgia para a implantação da prótese durou cerca de 40 minutos.
Tieta foi resgatada de uma feira de venda ilegal de animais silvestres no Rio de Janeiro em março passado.