Há um novo gelado no mercado!
Serias capaz de provar gelado de ‘leite materno’?

Quando pensamos que já vimos de tudo heis que o mercado vem e surpreende-nos. Há uns dias deparei-me com uma notícia sobre um novo gelado de leite materno. 🥛🍨
Pensei, não pode ser? Mas quem é o consumidor alvo deste produto? Quem anseia por comer um gelado de leite materno – que não a criança de cuja mãe se retirou o leite?
Bem, fui investigar, qual Sherlock 🕵️ e, para meu espanto, apesar de esta notícia ser “fresquíssima” – literalmente -, de março de 2025, não é bem uma novidade. Já em 2011 (pelo menos) se falava de gelado de leite materno na loja Icecreamists em Londres, que vendia o sugestivo “Baby Gaga”. Esta oferta rara esgotou em poucos dias. Um gelado de Baby Gaga, aromatizado com baunilha e raspas de limão, custava cerca de 16 euros.
Agora é a marca Frida – marca de produtos para mães, fertilidade e bebés – a lançar um novo gelado como forma de comemorar o lançamento de uma nova bomba de extração manual de leite. De acordo com a marca, em entrevista à revista PEOPLE, esta quer responder à pergunta que “toda a gente faz secretamente”: Qual é o verdadeiro sabor do leite materno? O gelado vai chamar-se “Postpartum”.
É de mim ou isto está a ficar cada vez mais bizarro?
A marca refere ainda que “o gelado será uma representação perfeita da delícia doce, cremosa e rica em nutrientes que todos nós queríamos experimentar, mas tínhamos medo de pedir, e incluirá alguns dos mesmos nutrientes, como gorduras (ômega-3, combustível para o cérebro!), hidratos de carbono (lactose, que aumenta a energia), vitaminas importantes (ferro, cálcio, vitaminas B e D e zinco), além de muita água para hidratação”.
Ora vejamos, não estou nem intrigada nem animada para experimentar. E vocês? Apesar de ter uma embalagem esteticamente bonita e apelativa convenhamos, há várias opções mais baratas e menos questionáveis no mercado, não?
Na notícia que vi da PEOPLE referiam vários comentários de celebridades a esta notícia, havendo algumas que noticiavam que bebiam do seu próprio leite materno, como Kourtney Kardashian. De acordo com a marca 70% das mulheres já experimentaram o seu próprio leite materno. E 29% dos homens demonstraram interesse em experimentar o leite materno. Espero que isto seja uma moda passageira.
Confesso que não conhecia a marca, mas, pelos vistos, é conhecida também pelo seu marketing criativo e polémico. Em 2020 um dos seus anúncios para produtos de cuidados pós-parto foi rejeitado por ser demasiado gráfico. Aliás, o anúncio de higiene feminina foi inserido na mesma categoria que armas, munições, nudez sexualmente sugestiva, religião e política. Se tiverem curiosidade podem ver no Youtube (Frida Mom | Oscars Ad Rejected).
Com esta informação é mais fácil perceber o lançamento desta novidade. Ainda assim, enquanto gestores de marca arriscariam no lançamento de um produto “Edição Limitada” com grande potencial de polémica?
O gelado “Baby Gaga” foi retirado do mercado por potenciais questões de segurança. A PETA quis associar-se à Frida para tornar o gelado “vegan” e manter o leite de vaca fora da lista de ingredientes, instigando ao slogan “Breast is best”, como forma de a marca homenagear todas as mães (de todas as espécies).
Percebemos o ruído, mas, será ruído “bom”? Ora, fazendo mais um pouco de trabalho de Sherlock percebemos que afinal … o gelado foi criado “à semelhança” do leite materno de verdade, mas é feito sem leite materno de verdade. 🤷♀️
Ora, uma fraude! Ou, se lermos melhor, “um gelado com sabor a leite materno” não diz que é feito do mesmo (as nossas cabeças 🧠são rápidas de mais), só que tem o sabor deste.
Para conhecer o sabor do leite materno a marca investigou vários comentários, incluindo no Reddit, e encontrou pessoas que descreveram o sabor do leite materno de várias maneiras, desde “leite deixado numa tigela de cereais açucarados” até “gelado de baunilha simples” e “leite de amêndoa doce”. Com esta informação surgiu “Postpartum” ou um mero gelado de baunilha comum.
A malta do marketing é mesmo tramada! A história está repleta de lançamentos de produtos absurdos, projetados especificamente para serem falados, a fim de capitalizar o choque e o espanto de lançar uma edição “maluca”. Controversa, é algo pela qual a marca é conhecida e estes, são conhecidos por ‘golpes de marketing’.
Retirando da equação o porquê de alguém querer beber (ou beber mesmo) leite materno, a ligação não é tonta de todo – bomba de extração, gelado de leite, …
Se a marca vai vender mais bombas de extração por causa desta campanha. Não tenho a certeza. Que a marca conseguiu criar barulho à volta do lançamento deste produto associado à nova bomba de extração, isso já é ganho.
Alguém com vontade de experimentar?
Eu vou passar. Estando a Páscoa à porta, vou procurar um gelado de amêndoa da Páscoa. De certeza que há. Ou então não, e parto diretamente para as amêndoas em estado natural cobertas com chocolate negro. Boa Páscoa.