Home»VIDA»SOCIEDADE»Tucano ganha bico novo feito em impressora 3D

Tucano ganha bico novo feito em impressora 3D

Chama-se Tieta e é um tucano-fêmea vítima de maus tratos de traficantes de animais que agora volta a ter qualidade de vida com o novo bico

Pinterest Google+

A tecnologia de impressão 3D já começa a diversificar as usas potencialidades. Desta vez, devolveu qualidade de vida a uma tucano-fêmea, que acaba de receber um bico novo criado através desta tecnologia.

A Tieta foi acolhida pelo Instituto Vida Livre, no Brasil, que coordenou o projeto inédito juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

«Nos primeiros três dias após a cirurgia, tentámos dar fruta, mas ela não percebeu que já tinha um bico e não conseguia comer. Mas quando passei a usar iscas vivas, como larvas e baratas, ela pegou imediatamente», diz Roched Seba, diretor do Instituto Vida Livre, à BBC. O pesquisador diz ainda que o animal demorou três dias para se adaptar à prótese.

Foram necessárias duas horas para a impressora 3D imprimir o novo bico, que tem pouco mais de 4cm e pesa 4g. Mas o trabalho de produção levou cerca de três meses. A cirurgia para a implantação da prótese durou cerca de 40 minutos.

Tieta foi resgatada de uma feira de venda ilegal de animais silvestres no Rio de Janeiro em março passado.

Artigo anterior

Uniformes de cheerleaders com direitos de autor

Próximo artigo

Aldeia feita de abóboras prepara chegada do outono