Inês Simas: «Esta mudança alimentar trouxe de volta toda a minha energia»
Formou-se em relações internacionais, mas foi na culinária que descobriu a verdadeira felicidade. Com o livro ‘Cru - Carpaccios, Tártaros e Ceviches’, Inês Simas tem algo de diferente para oferecer ao leitor. E nós quisemos dar-lhe a oportunidade de conhecer este tipo de alimentação, onde os alimentos crus imperam.
De um blog – «Cru com Pinta» – onde partilha o seu estilo de vida com frequência, decidiu fazer a transição para o papel e lançou este livro. Porque surgiu a necessidade de escrever algo dentro desta temática?
Na realidade não surgiu a necessidade, mas sim uma paixão que achei que devia partilhar. Entrei neste mundo nos últimos anos e fascinei-me por este estilo de alimentação que é muito saudável, simples e prática para o dia-a-dia. Foi o blogue, que faz agora um ano, que me mostrou a necessidade e o interesse dos leitores por este estilo de alimentação. As pessoas queriam e precisavam de saber mais, e isso era tudo o que que eu precisava para avançar para um próximo passo, o livro que me permitiu chegar a muitas outras pessoas e de várias gerações.
Veja a galeria: Alimentos rico em açúcar (e que talvez desconheça)
O título apresenta conceitos pouco comuns. O que são carpaccios, tártaros e ceviches?
São pratos que partem de uma base crua. Cada um confecionado e empratado da sua forma – o carpaccio em fatias bem finas, o tártaro em cubos ou migado, o ceviche também em cubos, mas que são marinados na acidez do sumo cítrico. Têm origens culturais muito distintas, mas apontam num mesmo sentido: pratos leves, ricos em sabor e em nutrientes, frescos, saudáveis e facilmente incorporados numa dieta alimentar.
O que é a alimentação crudívora? Que tipos de benefícios se pode adquirir deste tipo de alimentação?
Num estilo de alimentação totalmente crudívoro, ingerem-se apenas alimentos crus, desidratados ou aquecidos a temperaturas não superiores a 40º. E os benefícios, tenho vindo a conhecê-los com o tempo. São refeições acima de tudo saudáveis. Acrescido ao facto de serem rapidamente confecionadas, leves, frescas e económicas. Ideais para preparar no verão…
Um estilo de alimentação que não precisa de ser confecionada com alimentos inflamatórios habitualmente presentes no nosso dia-a-dia – glúten (trigo, centeio, cevada), lacticínios e açúcares processados, que ao os eliminar da minha alimentação acabaram por reduzir naturalmente o inchaço do meu corpo, as dores articulares e o cansaço.
Veja a galeria: Pense duas vezes antes de beber um refrigerante
É um estilo de refeição mais saciante e ainda assim leve. É uma refeição muito fácil e simples de preparar, uma vez que a confeção pode ter sido feita com antecedência e guardada no frigorífico até ser servida, e que no fim resulta em pouca louça para lavar.
E uma vantagem que não está à vista de todos é o facto de ser mais ecológica e económica do que uma refeição cozinhada pelo simples facto de não se utilizar energia (eletricidade ou gás).