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Alimentos que bronzeiam

Descubra como pode alimentar o seu bronze este ano, sem que para isso tenha de ficar a torrar ao sol ou a colocar em risco a sua saúde!

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O tempo quente finalmente chegou e não há quem não deseje um pouco de sol, calor e uma pele bronzeada para tirar a barriga de misérias. Apesar de já existir uma grande contenção no que respeita à exposição solar excessiva, uma pele dourada q.b. continua a ser sinal de saúde, de férias, praia e descanso!!!

 

Se pensa que para o conseguir terá necessariamente de ficar a torrar ao sol, este ano não vai ter de tirar mais dias de férias para ir à praia. Basta conhecer os alimentos ricos nos ingredientes amigos de uma pele jovem, pigmentada e muito mais saudável.

 

Aprenda a bronzear-se sem comprometer a sua saúde, a prevenir o envelhecimento precoce da pele, evitando as horas críticas de exposição ao sol, em que os raios UV podem ser verdadeiros vilões.

 

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A verdade é que uma boa alimentação pode ajudar a manter uma pele hidratada e pigmentada durante mais tempo, com o ar saudável de quem teve férias há pouco tempo! Para além de auxiliar a preparar e a proteger a pele para o verão, uma alimentação correta pode também ajudar a manter o bronzeado ao longo do ano. O que poderíamos pedir mais?

 

Os alimentos ricos em betacaroteno são excelentes ingredientes para conseguirmos o nosso bronzeado natural. O betacaroteno, precursor da vitamina A, atua diretamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e responsável pela sua proteção contra os raios solares.

 

Os betacarotenos são ainda considerados componentes antioxidantes que proporcionam uma proteção extra no que respeita aos danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o surgimento de rugas e lesões.

 

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Podemos encontrar betacarotenos em vegetais verde escuros (como espinafre, repolho, brócolos ou agrião), em fruta ou legumes alaranjados (como cenoura, abóbora, manga e papaia) ou ainda em alimentos de pigmentos fortes como a beterraba.

 

Contudo, para além destes, existem também outros nutrientes que agem como antioxidantes, complementado a ação da vitamina A no processo de proteção cutânea. São eles:

– A Vitamina C, encontrada em alimentos como laranja, tangerina, abacaxi, morango ou kiwi;

– A vitamina E, encontrada nas sementes de sésamo, girassol, amêndoas, nozes, avelãs e no azeite;

– Os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.

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