Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Os melhores vinhos para o verão: harmonizações e temperaturas

Os melhores vinhos para o verão: harmonizações e temperaturas

As refeições leves consumidas na estação quente pedem vinhos mais refrescantes. Veja quais as melhores opções.

Pinterest Google+

Com o calor, a nossa alimentação tem tendência a variar. Apetece-nos comer comidas mais leves, e nada melhor de que vinhos refrescantes para acompanhar.

 

Refeições de verão como peixes grelhados, carnes brancas, todo o tipo de saladas, mariscos e também petiscos podem ser acompanhadas com bons alvarinhos, brancos, rosados e alguns vinhos tintos de carácter mais ligeiro. Podem ser em forma de vinho ou em forma de espumante.

 

As noites de verão são maiores, e com elas vêm as festas que combinadas com férias e amigos, perfeitas para o consumo de bons vinhos. O convívio só por si é deveras estimulante para serem consumidos vinhos de excelência e para petiscar ou comer refeições ligeiras.

 

VEJA TAMBÉM: DEZ PETISCOS PORTUGUESES: ADIVINHA QUAL É O MENOS CALÓRICO?

 

Com o calor a fazer-se sentir, os vinhos devem ser servidos a temperaturas adequadas e os alvarinhos recomendam-se ser servidos entre os 10-12ºC, mas dependendo da pessoa que os vai degustar podem ser consumidos na amplitude térmica entre os 8 – 12ºC. Temperaturas abaixo dos 8ºC podem fazer com que não se sinta as características notáveis da casta e não existir um equilíbrio entre o vinho e a refeição.

 

Os vinhos brancos e rosados deverão ser consumidos mais frescos, entre os 6 a 10ºC. Os tintos poderão ligeiramente refrescados para que a temperatura desça para os 14-16ºC, contrariando o estigma que os vinhos tintos devem ser consumidos à temperatura ambiente, pois se no dia do consumo estiverem a 24ºC, não iremos consumir o vinho a essa mesma temperatura.

 

VEJA TAMBÉM: AS MELHORES BEBIDAS DE VERÃO

 

Como sugestão

Aperitivos e petiscos leves como calamares, ostras e até mesmo com sushi recomenda-se um bom espumante de alvarinho, de vinho branco ou rosado, excelentes para salientarem os aromas e sabores devido ao seu excelente poder refrescante.

 

Com peixes grelhados, carnes brancas, saladas simples ou combinadas porque não um 100% alvarinho, um rosado ou até mesmo um vinho tinto? Os seus aromas e frescura fazem salientar os sabores das refeições.

 

Embora no verão a tendência para o consumo de sobremesas com elevado teor de açúcar e calorias seja menor, não podemos esquecer determinadas frutas da época que podem ser consumidas e que vão bem com vinho e espumante de alvarinho, branco e rosado. Frutas como cerejas, morangos, abacaxi são excelentes opções.  Refeições leves e vinhos frescos são a combinação perfeita para este verão.

Artigo anterior

Dez locais para beber cerveja artesanal em Lisboa

Próximo artigo

É amor ou paixão de verão?