Especiarias: um toque de sabor na alimentação
Açafrão, cardamomo, mostarda, canela... Por longos séculos, as especiarias foram tidas como bens preciosos, sendo inúmeros os relatos sobre o seu valor nutricional e terapêutico um pouco por todo o mundo. Damos-lhe a conhecer as características de 26 especiarias e as melhores formas de as utilizar.
Cardamomo
Características: Sementes de coloração creme e que contêm pequenos grãos acinzentados, de aroma forte e doce, que devem ser moídos antes de usar. É uma das especiarias mais caras do mundo, depois do açafrão.
Utilização: Pratos de origem indiana, picles, pães e biscoitos, sobre saladas e frutas ou maçãs assadas.
Chili em Pó
Características: Pó vermelho de pimenta picante, variando o grau de intensidade (de fraco a muito forte). Deve ser conservado no frigorífico.
Utilização: Pratos de carne, peixes e aves, especialmente em pratos mexicanos. Pode, ainda, ser utilizado na preparação de molhos para churrasco, molhos para saladas de legumes, salpicado sobre queijos frescos ou massa para os salgados.
Cominho
Características: É vendido em pó ou em grãos, com gosto forte e levemente amargo.
Utilização: Em semente é colocado sobre os pães ou em saladas de batata ou de repolho, enquanto que o cominho em pó é muito usado para temperar pratos à base de feijão, guisados e, em muitos pratos salgados.
VEJA TAMBÉM: CARDAMOMO: BENEFÍCIOS DE UMA DAS MAIS ANTIGAS ESPECIARIAS DO MUNDO
Cravo-da-Índia
Características: Encontra-se em pó ou “ao natural” – inteiro. Tem aroma doce e forte.
Utilização: Muito utilizado para doces e compotas, pratos salgados à base de carnes, picles e biscoitos.
Curcuma
Características: É obtida da moagem da raiz de uma planta da família do gengibre, de cor amarela. É ligeiramente amargo.
Utilização: Indicado para ser usado em molhos, refeições de peixe e crustáceos, bem como em pratos à base de aves ou ovos.
Curry
Características: É uma mistura de especiarias feita na Índia, mas principalmente para o consumo externo. Dentro do país, usa-se uma mistura específica para cada prato, que varia de região para região e até de família para família. O curry, como se encontra à venda, é uma combinação de coentro, cominho, feno-grego, alho, gengibre, canela, cravo-da-índia, cúrcuma, cardamomo, pimenta-do-reino e pimenta vermelha. É encontrada sempre em pó.
Utilização: Carnes, peixes e aves, pratos com ovos e queijos, além dos molhos, em geral, e sopas.
VEJA TAMBÉM: COMINHOS, UM SABOR DO OUTRO MUNDO
Endro
Características: O endro fresco tem sabor mais suave; as sementes secas têm aroma mais acentuado e ligeiramente amargo.
Utilização: O endro fresco picado pode ser utilizado em qualquer prato que não seja doce. As sementes servem para os picles, os molhos para saladas, para cocktails, legumes, pratos de peixe e pães.
Erva-Doce
Características: Vendida em sementes, é facilmente encontrada em pequenas embalagens nos super e hipermercados. O seu sabor é semelhante ao do anis.
Utilização: Muito usada em chás, devido às qualidades terapêuticas. Pode também ser utilizada em muitos bolos, biscoitos, pães, e na preparação de alguns tipos de linguiças.
Gengibre
Características: Raízes inteiras e frescas ou secas e moídas; o aroma é adocicado e penetrante, e o sabor é forte.
Utilização: Na preparação de pratos doces: bolos e pães doces, como por exemplo bolos de frutas secas; em salgados, nas compotas e nos picles e também nas bebidas. Ainda pode servir para aromatizar carnes ensopadas. Bastante utilizado na culinária do norte da Europa e na culinária japonesa.
VEJA TAMBÉM: GOSTA DE VIAGENS GASTRONÓMICAS? SEIS DESTINOS DELICIOSOS A NÃO PERDER
Gergelim
Características: Pequenas sementes brancas ou pretas, originárias da Índia, com sabor que lembra o das nozes. Pode ser encontrado em super e hipermercados ou lojas que vendam produtos de origem oriental.
Utilização: Na preparação de bolos, pães e pratos chineses ou sírio-libaneses. Serve também para preparar um óleo com um sabor finíssimo.
Louro
Características: Folhas verdes, ovais, vendidas frescas ou secas. Também pode ser encontrado em pó.
Utilização: É um tempero muito usado na cozinha portuguesa, fazendo parte das marinadas, assados, ensopados, conservas, feijão e até nas sopas.
Macis
Características: A casca que envolve a semente da noz-moscada.
Utilização: Em pratos com queijo, aves, vitela, lombo e legumes.