Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Como congelar os diferentes tipos de alimentos

Como congelar os diferentes tipos de alimentos

Com a correria do dia-a-dia, o congelamento dos alimentos ou de algumas refeições é uma das opções mais saudáveis e práticas a considerar. Preserva os alimentos e é de acesso fácil. Veja como o fazer corretamente para cada tipo de alimento

Pinterest Google+

Para a maioria das pessoas, atualmente, começa-se a tornar impossível a confecção de uma refeição fresca diariamente. A correria do dia-a-dia faz com que tenhamos que usar cada vez mais alimentos ou refeições industrializadas, prontos para o consumo humano e cada vez menos alimentos frescos e ao natural.

 

Para tentar ultrapassar estas situações, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos ou parte de algumas refeições. O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura bem fria (de -4ºC a – 23ºC).

 

VEJA TAMBÉM: OITO ALIMENTOS QUE PODEM SER GUARDADOS DURANTE ANOS

 

A vantagem do congelamento é que preserva os alimentos e algumas preparações confeccionadas por longos períodos de tempo, sem se deteriorar (que duram um tempo maior quando comparados aos alimentos preservados em refrigeração). Além disso, é possível programar algumas refeições da semana, tendo sempre à mão uma “comidinha feita em casa” e bem mais saudável, com uma economia de tempo e dinheiro.

Etapas do congelamento

– Divida os alimentos em dois, separe os alimentos que ache de boa qualidade para um lado e limpe-os. Quanto ao outro grupo de alimentos, utilize-os para a preparação de uma refeição;

– Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento (indicado abaixo);

– Coloque em embalagens adequadas, como sacos de plástico, frascos de vidro ou de plástico, filmes protetores próprios para os alimentos. Tenha o cuidado em colocar pequenas quantidades de alimento, e que sejam ideais para o consumo de uma refeição, tentando sempre retirar o ar da embalagem;

– Identifique a embalagem a congelar com uma etiqueta contendo um nome e a data de preparação do alimento ou da refeição;

– Coloque a embalagem no congelador a uma temperatura igual ou abaixo dos – 18º C;

– Conserve os alimentos congelados a uma temperatura de – 18ºC até 3 meses;

– Depois de descongelados, nunca volte a congelar os alimentos.

 

Congelamento de fruta

A fruta deve ser limpa e os caroços devem ser retirados. Coloque a fruta na quantidade exata para uma ou várias pessoas. Coloque uma etiqueta com a informação necessária na embalagem. A fruta congelada deve ser  consumida em preparações como bolos, tortas, gelatinas, entre outros.

 

VEJA TAMBÉM: COMO PRESERVAR OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS

 

Congelamento de vegetais/legumes

Para congelar os vegetais ou os legumes é necessário fazer uma técnica chamada de branqueamento. Técnica esta que preserva melhor as características do alimento como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição da atividade enzimática e da proliferação de bactérias.

 

O processo inicia-se aquando da separação das partes estragadas e de uma lavagem correta dos vegetais/legumes. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico. Após o branqueamento, congela-se o alimento – etapas anteriormente descritas.

 

Artigo anterior

Um quarto das unidades de saúde no mundo carece de serviços básicos de água

Próximo artigo

Tem sempre fome? Conheça estes truques que ajudam a reduzir o apetite