Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Especiarias: um toque de sabor na alimentação

Especiarias: um toque de sabor na alimentação

Açafrão, cardamomo, mostarda, canela... Por longos séculos, as especiarias foram tidas como bens preciosos, sendo inúmeros os relatos sobre o seu valor nutricional e terapêutico um pouco por todo o mundo. Damos-lhe a conhecer as características de 26 especiarias e as melhores formas de as utilizar.

Pinterest Google+
PUB

Mostarda

Características: Como tempero, usa-se somente a mostarda em grão. No entanto, apresenta-se em dois tipos: escura e clara, sendo esta última a mais difundida, moída ou em grão.

Utilização: Em picles, molhos em geral, no recheio para peixes, carnes, aves e legumes. A mostarda é o elemento básico utilizado em sanduíches, assados, carnes e canapés.

 

Noz-Moscada

Características: Encontrada em sementes e em pó. Como todas as especiarias, é preferível moída na ocasião, para que o seu sabor adocicado possa ser conservado.

Utilização: Em recheios, molhos tipo bechamel, legumes como o repolho e o espinafre, no puré de batata, em pratos à base de ovos, na confecção de pães, biscoitos, bolos, bebidas e em alguns cocktails.

 

VEJA TAMBÉM: MÁ DIGESTÃO: CAUSAS E COMO TRATAR

 

Papoila

Características: Minúsculas sementes de coloração azul-acinzentada, com aroma suave e delicado que lembra o das nozes.

Utilização: Sobre pães doces ou salgados, como recheio para tortas, sobre queijos frescos, saladas de frutas e compotas, em molhos para saladas e na confecção de cremes (sopas).

 

Paprica

Características: Feita com as sementes moídas do pimentão (pimentas vermelhas de tamanho médio), pode ser doce ou picante. Dá cor e sabor à refeição. Deve ser conservada no frigorífico.

Utilização: Em pratos à base de carne de porco, aves, queijo, em molhos para saladas e como enfeites de saladas e sopas.

 

Pimenta-do-Reino

Características: Apresenta-se em dois tipos: a preta, em grãos ou moída e a branca, que é nada mais que a preta sem casca, e também pode ser encontrada em grãos ou moída.

Utilização: Em quase todos os pratos salgados e até alguns doces. A branca é usada em pratos mais requintados porque é menos “ardida” e aromática.

 

VEJA TAMBÉM: 5 DIAS ÚTEIS, 5 JANTARES VEGETARIANOS PARA A FAMÍLIA

 

Pimenta da Jamaica

Características: Encontra-se na forma de grão ou em pó. O seu sabor lembra uma mistura de cravo-da-índia, canela e noz-moscada.

Utilização: Em assados no forno ou no churrasco, no ketchup, em molhos chili e molhos de tomate, nas sopas e em refeições com ovos. Também em bolos, bolachas, doces, pudins e frutas assadas.

 

Pimenta Rosa

Características: Mistura de vários tipos de pimentas do reino preta, branca e verde.

Utilização: Decoram e conferem um sabor delicado a saladas, molhos, grelhados e frutos do mar. Deve ser usada com moderação, porque o seu sabor predomina sobre o sabor de outros temperos.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ PENSOU EM COMER INSETOS? A TENDÊNCIA CHEGOU PARA FICAR

 

Pimenta Vermelha

Características: Também conhecida com pimenta-calabresa, é muito picante e deve ser usada com moderação. É encontrada fresca ou em conserva e, o ideal é conservá-la no frigorífico.

Utilização: Em linguiças, ensopados, picles e em qualquer prato que tenha que ficar picante. É muito utilizada em pasta ou como molho, ou fresca e picada, servida juntamente com a comida.

 

Pimenta tipo Síria

Características: É uma mistura de pimenta da Jamaica, canela e pimenta-do-reino.

Utilização: Faz parte da culinária árabe, e utilizada nas quibes, esfihas e muitos outros pratos.

 

A escolha é sua procure inovar no paladar!

Artigo anterior

Plantas no quarto? Desvende mitos e descubra as ideais

Próximo artigo

Idas mais felizes ao veterinário