Visão e Ayurveda: para a contemplação clara e equilibrada da vida
Ter visão é também ter Visão. A capacidade de vermos, observarmos, contemplarmos com clareza, é aquilo que mais facilmente nos ajuda a traçar um objetivo, escolhermos uma direção, palmilharmos um caminho. Afinal os olhos são as janelas da alma.
Goiaba
O licopeno – encontrado na goiaba, melancia e tomate – pode ajudar a prevenir a catarata.
Citrinos
Os cítricos são uma rica fonte de vitamina C, um nutriente importante para os olhos saudáveis.
Amêndoas
Um punhado de amêndoas suprirá quase metade da necessidade diária de vitamina E.
Ghee ou manteiga clarificada
Tomar 1-2 colheres de chá de ghee ou manteiga clarificada todos os dias pode ajudar a equilibrar o Pitta e melhorar a visão.
VEJA TAMBÉM: PELE: BELEZA E LONGEVIDADE COM A AYURVEDA
Plantas para os olhos
Na Ayurveda existe uma conexão intrínseca entre a saúde dos olhos, a função do fígado e o Pitta, e, por isso mesmo os remédios gerais usados para reduzir o Pitta podem ser muito úteis, incluindo a Amalaki (Phyllanthus emblica), o rizoma de açafrão (Curcuma longa), a Shatavari (Asparagus racemosa) e a raiz de bérberis (Berberis spp.). A Triphala, uma fórmula à base de plantas contendo os frutos mirromobalano preto (haritaki), mirobalano belérico (bibhitaki) e groselha indiana (amalaki), pode ser útil para melhorar a visão fraca. A Triphala ghee – ghee feito com triphala, noz de Malabar e margarida falsa (bhringraj) – funciona como um tónico para os olhos e também pode ajudar a tratar a conjuntivite. Também se usa a água de neem para lavar os olhos e tratar a conjuntivite.
Técnicas de relaxamento ocular
Descansar a vista ainda é das melhores formas de a aumentar. Alguns estudos realizados mostraram que as pessoas mais relaxadas têm tendência a pestanejar mais vezes, humedecendo e lubrificando de forma mais saudável os seus olhos. Existem várias técnicas que proporcionam o relaxamento ocular:
Pestanejar mais vezes
Lembrar-se de pestanejar os olhos para relaxá-los e lubrificá-los. Pestanejar a cada poucas linhas ao ler (num ecrã), ou no mínimo três vezes por página. Em alternativa pode desviar o olhar do livro ou do ecrã periodicamente para pestanejar. Piscar ajuda a relaxar e lubrificar os olhos.
VEJA TAMBÉM: MANTRATERAPIA: SOM, VIBRAÇÃO E ENERGIA
Exposição ao sol
Banhos de sol, ao nascer e pôr do sol, fornecem uma maravilhosa fonte de energia para os olhos, ajudando a aumentar a circulação sanguínea nos olhos. De olhos fechados, queixo erguido, numa confortável postura sentada, voltar-se para o sol e balançar corpo de um lado para o outro por um período de 50 segundos ou 3 minutos. Por outro lado, proteger os olhos do excesso de calor, e da luz solar direta, evitar o cansaço visual e limitar a exposição a monitores de computador e a ecrãs com luz de fundo.
Palmas das mãos
Cobrir os olhos com as palmas das mãos ajuda a reduzir o stresse e a tensão. Sentar-se confortavelmente, cruzar os dedos enquanto suporta a testa. Esfregar as palmas das mãos por alguns segundos para aquecê-las. Colocar delicadamente a mão direita sobre o olho direito e a mão esquerda sobre o olho esquerdo, com o calcanhar da mão na cavidade orbital inferior. Inclinar cada mão em direção ao nariz para que os dedos mindinho e indicador se sobreponham. Manter a sobreposição e colocar as pontas dos dedos na testa superior. Fechar todas as lacunas para filtrar toda a luz. Por estarem no escuro é proporcionado aos olhos um descanso rápido, mas profundo, que bloqueia a estimulação externa e cuida dos olhos cansados e embaciados. Fazer isto por sete minutos. Adicionar uma gota de óleo essencial de rosa nas mãos e esfregar antes de cobrir os olhos. A rosa que tem um efeito calmante sobre a visão.
Movimento
Mover conscientemente os olhos de um ponto para outro. Fazer pausas regulares para descansar os olhos, sobretudo quando se passam várias horas a trabalhar com o computador. Ou balançar, com os braços estendidos, balançar o corpo da direita para a esquerda lentamente, olhando na direção do movimento do corpo. O balançar ajuda a mudar o foco.