Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Visão e Ayurveda: para a contemplação clara e equilibrada da vida

Visão e Ayurveda: para a contemplação clara e equilibrada da vida

Ter visão é também ter Visão. A capacidade de vermos, observarmos, contemplarmos com clareza, é aquilo que mais facilmente nos ajuda a traçar um objetivo, escolhermos uma direção, palmilharmos um caminho. Afinal os olhos são as janelas da alma.

Pinterest Google+

Na Ayurveda a visão é reconhecida como uma fonte de conexão e aprendizagem, uma porta de entrada para a beleza e inspiração que a Vida proporciona. Os olhos são o lar do Alochaka Pitta, governados pelo Sol, ardentes, e por isso mesmo, altamente sensíveis ao excesso de calor e de secura.

 

Tomamos naturalmente por garantida a capacidade de ver. A visão é o sentido predominante na nossa observação e vivência quotidiana. Contudo, o nosso estilo de vida atual tende a exacerbar a utilização da visão através do uso constante de dispositivos, computadores e ecrãs de telemóvel que emitem luzes duras e radiação eletromagnética que ferem a vista e encandeiam subtil e constantemente a retina. Além disso passou a ser habitual as pessoas passarem longas horas em frente a um ecrã, colocando-se bastante tensão e pressão no uso dos olhos, o que tem vindo a produzir a uma crescente degeneração da visão na população em geral.

 

VEJA TAMBÉM: AYURVEDA E O STRESS: QUANDO RIR É O MELHOR REMÉDIO

 

Mimar os olhos com a Ayurveda

Mimar os olhos é fundamental na Ayurveda, tendo por isso sido criados vários medicamentos internos e externos, e também procedimentos para cuidar e prevenir a degeneração da visão. O Netra Tarpanam ou Netra Basti, em que netra significa olho, tarpana significa nutrição, e basti significa retenção de óleo com o propósito de nutrir, tem o propósito de trazer alimento para os olhos.

 

Durante o netra basti, o ghee medicamentado é liquefeito e após a filtragem, o medicamento é derramado no canto medial do olho fechado até o nível dos cílios. O líquido é mantido no lugar por um limite de pasta de ervas ou barragem, construída ao redor da cavidade ocular. Uma vez cheios de ghee, os olhos devem ser abertos e fechados lentamente. O ghee medicado deve ser mantido por um tempo específico (até 25 minutos) dentro deste limite da pasta de ervas. Podem ser usados o Triphala ghee ou o Brahmi ghee. Este procedimento é altamente eficaz na redução de sintomas como dor e tensão ocular, dores de cabeça recorrentes, olhos secos e problemas de visão. Tem efeitos curativos e preventivos.

 

Alimentar os olhos

De forma a manterem-se os olhos fortes e bem lubrificados, é importante adicionar alguns alimentos à nossa dieta:

 

Vegetais de folhas verdes escuras

Os carotenóides luteína e zeaxantina são encontrados principalmente em vegetais de folhas verdes como espinafres, mostarda e couve. Estes atuam como nutrientes importantes para a saúde ocular, uma vez que a mácula, a pequena porção central da retina, apresenta ambos em altas concentrações, além de  desempenharem um papel protetor contra a catarata, degeneração macular relacionada com a idade.

 

VEJA TAMBÉM: TRIPHALA: A BÊNÇÃO AYURVÉDICA PARA O METABOLISMO

 

Gemas de ovos

A gema é uma fonte principal de luteína e zeaxantina e também possui um rico suprimento de zinco. Os ovos devem ser ingeridos com a gema pouco cozida, de modo a preservarem-se as proteínas do ovo.

 

Cenouras

A cenoura é uma rica fonte de betacaroteno, importante para os olhos saudáveis. Comer cenouras cozidas em leite é um remédio ayurvédico clássico para promover a boa visão, especialmente em crianças. Juntar duas cenouras raladas e cozê-las cozidas no leite com uma vagem de cardamomo moída e cinco amêndoas moídas, a serem tomadas diariamente.

 

Frutos vermelhos | Groselhas, amoras e mirtilos

As antocianinas ou fitoquímicos com propriedades antioxidantes encontradas em frutos como a groselha preta, as amoras pretas e os mirtilos são especialmente bons para os olhos. Alguns estudos mostraram que as antocianinas podem estimular a regeneração da rodopsina, uma proteína na retina que pode ajudar a ver com pouca luz, além de ajudarem aliviar problemas temporários de visão, e prevenir ou aliviar o cansaço visual.

Artigo anterior

Calçado português valorizado em prova cega por compradores internacionais

Próximo artigo

Sem namorado? Como fazer alguém apaixonar-se por si