Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Visão e Ayurveda: para a contemplação clara e equilibrada da vida

Visão e Ayurveda: para a contemplação clara e equilibrada da vida

Ter visão é também ter Visão. A capacidade de vermos, observarmos, contemplarmos com clareza, é aquilo que mais facilmente nos ajuda a traçar um objetivo, escolhermos uma direção, palmilharmos um caminho. Afinal os olhos são as janelas da alma.

Pinterest Google+
PUB

Exercício de vela | Tartaka

O Tartaka é um exercício de observação de uma vela acesa que melhora a concentração e o foco. Sentar-se confortavelmente diante da chama de uma vela colocada a 50 cm. Olhar para a chama até as lágrimas começarem a formarem-se e fechar os olhos. Manter a concentração com os olhos fechados. A imagem da chama pode surgir na mente. Quando a imagem começar a desvanecer, concentrar a atenção no fluxo da respiração e continuar observando a respiração por 7-8 minutos, com os olhos fechados.

 

Pano fresco

Fechar os olhos e aplicar um pano frio sobre eles. Isto vai acalmar os olhos. Pode ser embebido numa infusão de camomila.

 

Aplicar água de rosas

Mergulhar uma rodela de algodão numa solução de água de rosas. Deitar-se ou sentar-se e inclinar-se para trás, para que o rosto fique para cima e para trás. Colocar os absorventes saturados com a água de rosas sobre os olhos e descansar por alguns momentos. Também pode usado gel de aloé vera esfriar e acalmar. Tanto a rosa como o aloé vera são refrescantes e ajudam a equilibrar os Pitta nos olhos.

 

VEJA TAMBÉM: AYURVEDA DOCE AYURVEDA: 10 PASSOS PARA O RETORNO A NÓS MESMOS

 

Lavar os olhos todos os dias

De acordo com a prática ayurvédica, os olhos devem ser lavados com água fria pela manhã para remover os resíduos acumulados durante a noite. Lavar os olhos pela manhã com uma infusão filtrada de Triphala churna. Pode ser usado um colírio ou anjana para limpar os olhos que tem um efeito calmante. Salpicar os olhos com água fria ajuda a relaxá-los. Deixar os olhos secarem sozinhos.

 

Caminhar na natureza

Fazer uma caminhada de apenas 15 minutos, três dias por semana, pode prevenir o glaucoma. O exercício físico moderado – que pode ser de apenas 15 a 20 minutos, três vezes por semana – pode diminuir a pressão e aumentar o fluxo sanguíneo para o nervo óptico e a retina.

 

VEJA TAMBÉM: TEXTURA, CONSCIÊNCIA E SENSAÇÃO: AS VANTAGENS DE COMERMOS COM AS MÃOS

 

Fazer círculos oculares

Colocar uma pequena quantidade de óleo de coco na ponta do dedo mindinho. Circular lentamente a ponta do dedo a partir do sulco ocular interno, sob a sobrancelha ao redor do olho externo e de volta ao olho interno. Evitar puxar ou arrastar a pele. Usar uma pressão leve e firme. Repetir 5 a 10 círculos para cada olho. Usar apenas o óleo necessário para minimizar o atrito na pele. O coco tem ação refrescante, e o movimento circular ajuda a mover a linfa para dentro e para fora da área dos olhos.

 

Yoga ocular

O yoga também traz benefícios para os olhos, e as posturas de yoga são muito simples. Começar por pestanejar, piscar, colocar as mãos e girar o globo ocular em direções diferentes. Alguns especialistas recomendam o seguinte conjunto de exercícios, semelhante aos exercícios para os olhos: mover os olhos para cima e para baixo sem piscar – pense em olhar para um relógio à sua frente e traçar uma linha entre as 12h e as 6h. Após cerca de 10 repetições deste exercício, esfregar as palmas das mãos e cobrir os olhos para sentir o calor passar. Acompanhar esse momento movendo os globos oculares horizontalmente, das 9h para 3h, e na diagonal, das 2h para 7h e das 11h para 4h. Estes exercícios podem ajudar a aliviar a pressão extra que exercemos sobre os músculos ao olhar para objetos próximos, como um livro ou tela do computador.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Como a maternidade mudou nos últimos 25 anos

Próximo artigo

ENXAQUECA É A CEFALEIA PRIMÁRIA MAIS CONHECIDA E INCAPACITANTE