A ciência garante que este truque de memória resulta
O cérebro é provavelmente o órgão mais complicado do corpo humano e o computador mais rápido que alguma vez existiu. No entanto, tem uma lacuna: o seu sistema de armazenamento não é assim tão bom.
Na maioria dos ensaios, os indivíduos tiveram 40 segundos para desenhar a imagem, mas num deles tiveram apenas quatro segundos. Numa outra variação, desenharam o objeto, escreveram a palavra ou elaboraram uma lista de caraterísticas. E, ainda, numa outra varianção, escreveram a palavra da forma mais elaborada e decorativa possível.
No entanto, apesar de todas as variações, os resultados foram consistentes: desenhar o objeto venceu todas as outras opções, a cada momento.
«Observámos uma vantagem significativa nas palavras que foram desenhadas em comparação com aquelas que foram apenas escritas», disse Wammes, segundo a ‘Times’. «Os participantes, muitas vezes, lembraram-se mais do que o dobro de palavras desenhadas».
Veja a galeria: Não faça nada e tenha boas ideias
Algumas teorias defendem que o desenho requer um nível de processamento maior, mas o teste em que os indivíduos listaram várias caraterística de um objeto também requereu. Uma outra teoria sugere que o desenho simplesmente leva mais tempo. No entanto, o teste dos quatro segundos permitiu contradizer esta teoria também.
Wammes e o seu grupo de investigação dão apenas uma visão geral do assunto, concluindo que o desenho encoraja a «integração de aspetos semânticos, visuais e motores de um traço de memória», segundo a ‘Time’.