Mais de metade da população adulta sofre de doenças reumáticas
As doenças reumáticas são, nos países desenvolvidos, das doenças que mais afetam a população, causando dor e incapacidade para o trabalho, bem como para as atividades da vida diária. Hoje é Dia Mundial das Doenças Reumáticas.
Segundo dados do EpiReumaPt, em Portugal, mais de metade da população adulta sofre de doenças reumáticas (56%), mas 3 em cada 10 pessoas nem sequer sabem e apenas cerca de 22% estão diagnosticadas.
Estas doenças, quando comparadas com outras doenças crónicas, implicam pior qualidade de vida, maior utilização e mais gastos em recursos de saúde, maior absentismo (superior a 9 horas semanais) e mais reformas antecipadas. Isto traduz-se num gasto enorme em despesas de saúde, incapacidade e perda de qualidade de vida do doente, sobrecarga das famílias e da sociedade.
VEJA TAMBÉM: PEDRO FIGUEIRA: «OS PROBLEMAS DE COLUNA SÃO A SEGUNDA RAZÃO DE VISITAS AO MÉDICO»
As doenças reumáticas são doenças que afetam o sistema musculo-esquelético, isto é, músculos, ossos, articulações, cartilagem, e/ou estruturas peri-articulares (como tendões, ligamentos, fáscias, etc). Algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
Existem mais de 100 doenças reumáticas que têm uma evolução aguda (horas ou dias), sub-aguda, sendo que a maioria são crónicas ou recorrentes, isto é, podem durar meses, anos ou toda a vida do doente. Podem atingir desde crianças a idosos e ambos os sexos, embora as mulheres sejam as que mais sofrem.
De forma geral, podem subdividir-se em: doenças reumáticas crónicas imunomediadas, como a artrite reumatoide, as espondilartrites, o lúpus eritematoso sistémico, etc; e doenças reumáticas não imunomediadas, como por exemplo a fibromialgia, a osteoporose, a osteoartrose, doenças reumáticas periarticulares, etc.
Não se sabe bem qual a causa destas doenças, mas pensa-se que serão vários fatores a intervir no seu aparecimento e que variam consoante a doença em causa – genéticos, imunológicos, ambientais. Há, contudo, alguns fatores de risco reconhecidos, como a idade, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a toma de alguns medicamentos.
A osteoartrose é a doença reumática que atinge maior número de pessoas. É caraterizada por alterações degenerativas da cartilagem articular, afetando principalmente as articulações de carga (joelhos, ancas, coluna) e as mãos. O seu aparecimento vai aumentando com a idade e causa grande limitação de movimentos, obrigando muitas vezes a cirurgia de substituição articular.
Continua na próxima página…