Uma marca de sucesso
A receita de sucesso para construir uma marca.
PARA: n consumidores | TEMPO TOTAL DE PREPARAÇÃO: variável |DIFICULDADE: elevada
INGREDIENTES:
- Regras q.b.
- Comunicação q.b.
- Autenticidade q.b.
- Simplicidade q.b.
- Risco q.b.
- Consistência q.b.
- Relacionamento q.b.
- Personalização q.b.
PREPARAÇÃO:
Para preparar uma marca deliciosa e que irá fazer sucesso no mercado (do género, “o melhor bolo de chocolate do mundo”), comece por aquecer uma equipa dedicada à gestão da marca, que conheça bem os produtos e/ou serviços, e que esteja a par do que é preciso para se relacionarem com o consumidor.
Adicione umas colheradas de regras básicas para construir a base da marca. Estas regras serão o rosto da marca, aquilo que queremos que o consumidor identifique como força e que reflitam o que a marca quer dizer.
VEJA TAMBÉM: MARCAS: TUDO ÀS CLARAS!
Para o recheio, avance com uma panela cheia de comunicação.
Com o crescimento da internet e das redes sociais, o cliente tornou-se mais inteligente, mais consciente e mais informado do que nunca. Como consequência faz muitas perguntas, direta ou indiretamente e, se as marcas não lhe conseguirem dar resposta ele passará para a próxima. É por esta razão que a comunicação tem de ser parte integrante da preparação de uma marca de sucesso. Junte umas gramas de campanhas de meios, espalhe um pouco de interação com os clientes, tempere com estratégias de envolvimento e regue com uma dose generosa de autenticidade já que uma marca sabe bem melhor se for genuína e autêntica.
Entretanto, não se esqueça que o melhor prato normalmente é o mais simples (pense bem na sua refeição preferida…concorda?) por isso “keep it simple” (ingredientes básicos, mas de boa qualidade). Quanto mais simples for o processo de decisão maior é a probabilidade de o consumidor confiar nas informações que lhe são dadas e escolher essa marca. Garanta que a comunicação é simples em todas as plataformas em que a marca comunica.
Antes de terminar o recheio não se esqueça de juntar uma pitada de risco.
As marcas têm de ousar ser diferentes. Muitas vezes pensar fora da caixa é a única forma de uma marca se destacar, mas, essa forma de atuar implica que se corram riscos. Os gestores de marca devem procurar formas de fazer diferente, mantendo o propósito da marca e sempre alinhados com os valores desta, sem medo de arriscar. Esse pode mesmo ser o ingrediente secreto para o sucesso. Ah, e não esqueçam, umas vezes o risco vai compensar, outras vezes talvez não, mas, no caminho, está outro ingrediente não declarado, a aprendizagem.
Leve ao forno até estar bem douradinho. O tempo para preparar uma marca de sucesso vai depender muito de forno para forno que é, como quem diz, vai depender da capacidade de investir da marca, das preferências e exigências do consumidor, mas também das suas experiências anteriores. Até estar no ponto, o cozinheiro da marca deve garantir envolvimento contínuo, várias experiências positivas, comunicação eficaz e entrega de valor (um produto saboroso e pronto a comer), uma reputação de marca cuidada e muita atenção e foco, de forma consistente e contínua – não queremos uma marca tostada de mais.
Quando estiver dourada e estaladiça, retire a marca do forno e decore-a com umas lascas de construção de relacionamento. Este toque final é imprescindível (nada de passar diretamente à prova!). Só com um relacionamento sólido garantimos que o cliente escolhe a nossa marca em detrimento da concorrência e, mais ainda, que nos volta a escolher uma e outra vez. As marcas que têm possibilidade de personalizar os seus produtos, serviços e comunicações para atender às necessidades e preferências específicas do consumidor têm maior probabilidade de construir relacionamentos duradouros. Pense nisso. No marketing há um ditado popular que diz “os clientes não se importam com o quanto uma marca sabe até que saibam o quanto a marca se importa”. Isto é construção de relacionamento.
Está quase na hora de provar, mas antes, tenha a certeza de que todos os ingredientes estão equilibrados, que não é necessário retificar temperos e que há a dose certa para cada um. Ao longo do tempo pode ir fazendo alterações nos ingredientes, melhorar algumas proporções, juntar uns extras, mas, garanta que não altera a fórmula base de sucesso.
Parece fácil? Não é, mas com esforço, dedicação e amor, vai ver que consegue construir uma marca de sucesso!
Quais são os vossos ingredientes secretos para construir uma marca de sucesso?
Bom apetite 😉