O que é importante para si?
«É mais fácil tomar decisões quando se tem claro quais são os seus valores», Roy Disney.
Pense em alguém que admira muito pelas suas conquistas e exemplo de vida. Pode ser alguém do seu círculo de convivência ou alguma celebridade de referência. Reflita agora sobre o que esta pessoa fez de importante, o que conseguiu por mérito próprio e como fez estas coisas todas. Escreva nma folha de papel as características e os valores que mais aprecia nesta pessoa.
“Valores” são tudo aquilo que prezamos e consideramos importante, e têm como base as nossas crenças e princípios. Adquirimos os nossos valores em casa, na família, na escola e no meio onde estamos inseridos.
Quando temos consciência dos nossos valores, vivemos com mais coerência e respeito por aquilo que prezamos e acreditamos, dando propósito e sentido às nossas vidas. Os nossos valores movem-nos e refletem-se constantemente nas nossas atitudes e decisões, determinando a nossa maneira de ser, de agir e de nos relacionarmos. As nossas atitudes espelham os nossos princípios e tudo o que acreditamos ser importante nos relacionamentos, trabalho e na vida como um todo.
Convido a continuar o exercício do primeiro parágrafo para conhecer-se um pouco mais e ter uma melhor percepção dos seus valores na sua vida. Marque, na sua lista de características e valores, aqueles que também reconhece em si. Feito? Agora escreva como percebe cada um deles, qual o significado que têm para si. Para finalizar, coloque-os em ordem de importância para si.
Reflita sobre os seus valores, o seu propósito e sobre o que é importante na sua vida! Entender a sua essência ajudará a refletir sobre quem é e sobre quem deseja ser, avaliando se as suas ações estão em sintonia com aquilo em que acredita.