Biomassa de banana verde: o seu novo aliado na dieta
A banana pode ser uma aliada na perda de peso? Se a sua resposta é ‘não’, então é porque ainda não ouviu falar dos benefícios da biomassa, nem do amido resistente da banana verde.
Conhecida e badalada no nosso país-irmão, Brasil, a biomassa pode ser incorporada em variadas receitas tradicionais, incluindo em receitas de bolos, panquecas e até mesmo substituindo molhos pouco aconselháveis, como natas e outros temperos gordos.
Conseguimos encontra-la na internet, mas é ainda complicado comprá-la no nosso país. Depois de ler este artigo, vai aprender a preparar a biomassa em casa de forma simples!
Veja também: Bananas verdes: boas ou más?
Um dos principais benefícios da biomassa de banana verde é o facto de esta ser constituída por um tipo específico de amido, chamado de amido resistente. Este não é digerido pelo nosso organismo, passando inalterado pelo intestino, onde atua como “alimento” para as boas bactérias que aí residem. Por este mesmo motivo, o amido resistente é tido como um alimento probiótico.
O consumo de alimentos com alta concentração de amido resistente (como é o caso da biomassa de banana verde) tem sido associado a diversos benefícios, tais como:
– Absorção de micronutrientes: devido à melhoria na função intestinal e à sua ação probiótica, a absorção dos nutrientes que provem dos alimentos que ingerimos é potencializada.
– Redução do valor glicémico do alimento: diminui a resposta glicémica do organismo após a ingestão dos alimentos ricos em hidratos de carbono. Alguns estudos apontam, inclusivamente, para a possibilidade de o amido resistente reduzir o índice glicémico de refeições subsequentes e não apenas nas feitas em simultâneo. Outros estudos sugerem ainda uma melhoria na sensibilidade à insulina, resultante do consumo do amido resistente.
Veja também: Os benefícios da banana
– Melhoria da função intestinal: além de nutrir as boas bactérias do intestino, algumas evidências científicas apontam para o facto de o amido resistente poder ajudar a diminuir a concentração de bactérias “más” ou potencialmente patogénicas, podendo auxiliar no equilíbrio bacteriano presente no nosso organismo.
– Aumento da saciedade: este aumento foi verificado não apenas no momento da ingestão do amido resistente, mas também ao longo do dia, resultando numa menor ingestão calórica, ajudando por este motivo a perder e manter um peso saudável.
A biomassa de banana verde, por ser uma base cremosa, pode ajudar a engrossar sopas, ser incluída na massa de bolos, coberturas, doces, pães, bolachas, molhos… as opções são muitas!
Depois de tantos motivos para consumir o amido resistente da banana verde, que tal aprender a prepará-la em casa?