Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»ZOO desvenda porque têm os felinos almofadas nas patas e os elefantes se besuntam de lama

ZOO desvenda porque têm os felinos almofadas nas patas e os elefantes se besuntam de lama

Sabia que os tigres têm almofadas na base das patas para não fazerem barulho quando caminham pela vegetação? E que o elefante espalha lama no corpo com a tromba, para se proteger do sol? Fique a saber estas e outras curiosidades no novo projeto do Jardim Zoológico de Lisboa.

Pinterest Google+

No âmbito do Dia Internacional da Terra, comemorado a 22 de abril, o Jardim Zoológico lança o projeto “Animal Talks – conhecimento em movimento”. Trata-se de um novo programa lúdico-pedagógico que coloca a descoberto «o extraordinário reino animal, como nunca antes fora desvendado numa visita regular», revela o Jardim Zoológico de Lisboa.

 

Numa data que pretende alertar a população para as ameaças que o nosso planeta enfrenta, o Zoo convida miúdos e graúdos a conhecer, a partir de 22 de abril e até 21 de outubro, os animais da morada mais selvagem de Lisboa com uma nova voz.

 

Os projetos de conservação vão ser transmitidos aos visitantes, de forma dinâmica, para que se torne a visita, além de um dia bem passado e de um momento de descontração, numa certeza da contribuição para um projeto mundial de conservação das espécies em via de extinção e dos seus habitats.

 

VEJA TAMBÉM: ALGARVE NATURE WEEK: DEZ DIAS PARA CONHECER A OUTRA NATUREZA ALGARVIA

 

Todos os fins de semana, Educadores – devidamente identificados e acompanhados por uma bicicleta elétrica EDP Distribuição – deslocar-se-ão pelos misteriosos trilhos das instalações, transportando diversos materiais zoológicos (escamas, dentes, penas, ovos de répteis e aves, crânios, pelos, entre outros), para proporcionar aos visitantes um momento de pura aprendizagem, onde, para além de observarem os comportamentos nas instalações e lerem a sinalética educativa, poderão, gratuitamente, interagir e colocar as questões que sempre tiveram curiosidade em saber.

 

Segundo o Zoo, nos próximos 25 anos, 1/4 de todas as espécies de mamíferos e 1/8 das espécies de aves correm risco de extinção, sendo premente a sensibilização para a mudança de comportamentos promovida pelo Jardim Zoológico e por outras entidades que participam ativamente em projetos de conservação em todo o mundo.  Nestas “Animal Talks”, por entre “Sabia que” e “Quem é quem”, os visitantes serão sensibilizados para a necessidade urgente de proteger a Terra e relembrados de que cada um pode fazer a diferença.

 

 

Artigo anterior

Vigorexia: o culto do músculo

Próximo artigo

Conheça alguns dos maiores recifes de coral do mundo