Home»BEM-ESTAR»CORPO»Dia Internacional do Yoga: conheça as origens desta prática ancestral

Dia Internacional do Yoga: conheça as origens desta prática ancestral

Com vista a melhor esclarecer os leitores sobre a filosofia do yoga, bem como as suas origens e a enorme panóplia de linhagens hoje em dia existentes, expomos aqui, de uma forma sucinta, as suas origens e a sua verdadeira ancestralidade. Informação a partilhar neste Dia Internacional do Yoga.

Pinterest Google+
PUB

O yoga teve a sua origem na Índia e no povo Drávida há mais de 6000 anos, e as linhagens mais antigas e clássicas são também as mais poderosas pela sua grande ligação à sabedoria ancestral dos grandes mestres iluminados do yoga, e às técnicas do yoga tradicional completo e complexo como o ser humano.

 

As linhagens mais modernas que surgiram na sua grande maioria após a idade média são também um pouco mais redutoras da condição do ser humano, pois perdem de vista a sua dimensão holística, concentrando-se apenas num ou noutro aspeto do mesmo e, por isso mesmo, gostaríamos de clarificar em primeiro lugar  o que é o yoga.

 

Veja também: As posições de yoga e os seus benefícios

 

 

O yoga – da raiz Yuj (lê-se “yudj” – jugo, e significa juntar ou ligar) pronuncia-se “ youga” – é uma grandiosa proposta universal, não limitada por tempo, continente, raça, credo, posição, sexo, idade, sistema ou pessoa. É uma filosofia técnica aplicada – não é religião, nem ginástica, nem terapia, nem hipnose. Tem como objetivo desenvolver o ser humano em todas as suas facetas positivas e conduzi-lo a uma suprema consciência inteletiva, a qual se designa de Samádhi. Assim, para que a obtenção de resultados seja de facto efetiva, impõem-se que a pratica seja completa. Deste modo, é fulcral que se trabalhem as técnicas físicas, energéticas, emocionais, mentais, para além da mente.

 

O yoga Sámkhya é o yoga total, completo, sábio e antigo. É anterior às várias subdivisões do yoga (que passaram a incorporar apenas algumas disciplinas técnicas, deixando para trás outras) e aos contemporâneos tipos de yoga “ocidentais”.

 

Veja também: Vídeo: Fomos a uma aula de hot yoga tónico

 

O Sámkhya significa sabedoria (mais tarde a sophia dos gregos), da qual o yoga é a parte prática; possuindo a chave de todos os mistérios e segredos cósmico-humanos. É uma filosofia essencialmente cosmogénica e antropogénica, é naturalista e técnica. É o sistema filosófico (teórico) complementar do yoga.

 

O yoga Sámkhya não deixa para trás nenhum dos aspetos do ser humano, trabalhando-o na sua globalidade, ensinando todas as 14 disciplinas técnicas principais do yoga e mais seis complementares num total de 20.

 

O Dia Interncional do Yoga foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, em 2014, como reconhecimento dos seus benefícios para o bem-estra físico e mental das pessoas. Os seus promotores acreditam também que esta prática pode ter um papel importante na promoção de uma vida mais sustentável, em harmonia com a natureza e promovendo a paz entre os povos.

Artigo anterior

Escoliose pode afetar autoestima das crianças

Próximo artigo

Autoridade americana alerta para riscos dos produtos de crescimento muscular