Ylang-Ylang: o afrodisíaco que acalma
Também chamado de “Cananga Adorata”, a flor das flores, ou aquela que possui a fragância com mais poder. O famoso perfume Chanel Nº 5 tem como uma das bases do seu intenso aroma este ingrediente poderoso. Mas são bem mais vastas as suas propriedades e poderes, incluindo para a nossa saúde.
O ylang-ylang é uma planta medicinal de origem indonésia, mas que também existe em Madagáscar, Filipinas e Polinésia. Tornou-se famosa pelas suas propriedades afrodisíacas, porque o seu óleo de aroma intenso, ao ser combinado com apenas quatro gotas de óleo essencial de tangerina e três gotas de patchouli, estimula a líbido.
Na Indonésia ainda hoje é a planta usada na cama dos recém-casados, as quais são enfeitadas de pétalas de cor amarelo intenso e textura carnuda, mas frágil. O famoso perfume Chanel Nº 5 tem como uma das bases do seu intenso aroma este ingrediente poderoso. Mas são bem mais vastas as suas propriedades e poderes para a nossa saúde.
VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS AFRODISÍACOS: PARA AQUECER AINDA MAIS ESTE OUTONO
Quando aplicado o seu óleo em quantidades maiores, transforma-se num sedativo do sistema nervoso, auxiliando no tratamento de agitação, estados de pânico insónias e depressão profunda. O ideal é ser aplicado topicamente em massagens corporais, porque atua na regulação do fluxo de adrenalina, contribuindo também para estados de fadiga crónica.
Se a sua extração for 100% pura, pode ser ingerido na proporção de 1 a 2 gotas de óleo de Ylang-Ylang para cerca de 500 ml de água. Esta receita serve para vários tipos de sintomas, como por exemplo: síndrome pré-menstrual, fadiga e dores de fibromialgia.
Esta planta, de acordo com alguns estudos de revisão científica na Pub Med (Evidence-based Complementary and Alternative Medicine 2015(4), pode ser importante no tratamento e combate ao desenvolvimento de células cancerígenas do melanoma de pele.
VEJA TAMBÉM: VAGEM, O ALIMENTO QUE MELHORA O HUMOR
De entre a vastidão das suas propriedades, a melhor de todas é que o seu poder age de imediato, naquela que eu considero a maior de todas as nossas memórias, o olfato. Ao inalarmos o seu perfume, este aciona um efeito instantâneo no nosso estado de humor.
O meu conselho é que tenha sempre em casa um pouco deste óleo essencial e seja sábio na sua aplicação. Mas tal como em todos os outros suplementos e medicamentos não abuse e se tiver dúvidas consulte um profissional qualificado. Sempre que sair para namorar ou dançar, coloque apenas uma gota deste ‘Chanel natural’ no lóbulo de cada orelha e desperte para os sentidos da vida. Seja feliz.