Xadrez tem papel fundamental no controlo da ansiedade
O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela ONU, para reconhecer o jogo como um meio para melhorar a harmonia entre os povos. O dia é assinalado a 20 de julho.
A Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o papel do xadrez e de outros jogos e desportos como uma forma de ajudar a humanidade a superar tempos de crise, como aquela que se vive atualmente, uma vez que ajudam a controlar a ansiedade e a melhorar a saúde mental.
Durante pandemia de COVID-19, cresceu o interesse das pessoas pelo xadrez, registando-se um aumento dos torneios de xadrez online, assinala a ONU.
Neste Dia Mundial do Xadrez, assinalado a 20 de julho, as Nações Unidas lembram que, no decorrer da história, jogos e diversos desportos sempre ajudaram a humanidade a sobreviver em tempos de crise.
VEJA TAMBÉM: WANDERLUST REGRESSA A LISBOA PARA UM TRIATLO DE BEM-ESTAR
As atividades ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e a melhorar a saúde mental. A ONU destaca que, apesar do coronavírus, «o xadrez vem demonstrando uma resiliência notável e um poder muito forte em tempos de pandemia».
Torneios online aumentam
Segundo a organização, o «interesse no geral pelo xadrez duplicou nos últimos meses, com mais jogadores a participar em torneios que acontecem em plataformas online».
Uma série original da plataforma Netflix, “O Gambito da Rainha”, lançada em outubro do ano passado, ajudou a popularizar mais ainda o jogo. A série foi nomeada para 18 categorias nos prémios Emmy.
Segundo a ONU, o xadrez tem algumas características muito intyresantes: de forma matemática, existem mais jogos possíveis de xadrez do que átomos no Universo. E é possível ainda realizar um xeque-mate ao oponente com apenas dois movimentos de peças, salienta.
Em alguns países, como Alemanha, Estados Unidos e Rússia, cerca de 70% da população já jogou xadrez em algum momento da vida. Cerca de 605 milhões de adultos praticam xadrez regularmente.
A ONU lembra que o xadrez é um dos jogos culturais e intelectuais mais antigos do mundo, que combina desporto, pensamento científico e elementos de arte.
É uma atividade acessível e inclusiva, que pode ser praticada em qualquer lugar do mundo, por qualquer pessoa, ultrapassando as barreiras de género, de linguagem e estatutos sociais.