Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Wine Hour at Home: às 18h, abra uma garrafa de vinho

Wine Hour at Home: às 18h, abra uma garrafa de vinho

Nasce hoje o Wine Hour at Home, um projeto que acredita que uma garrafa de vinho é sempre melhor quando partilhada – mesmo em quarentena. A periodicidade destes encontros será de duas a três vezes por semana.

Pinterest Google+
PUB

Hoje, dia 18 de março, às 18h, os portugueses poderão estar juntos – ainda que virtualmente – de copo de vinho na mão, apesar da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 que colocou boa parte da população em casa.

 

Graças ao projeto Wine Hour at Home, uma parceria da Chefs Agency e da Martins Wine Advisor, será possível a todos descontrair durante um momento e apreciar um bom copo de vinho em comunidade – com o extra de contar com a presença do produtor. Só terá de estar ligado ao Instagram live do Wine Hour at Home, às 18h. Basta gostar de vinho e apreciar um convívio são.

 

VEJA TAMBÉM: VINHOS E QUEIJOS: DESCUBRA OS PARES PERFEITOS

 

A ideia nasceu de uma conversa entre o ‘wine advisor’ Cláudio Martins e a diretora de eventos da Chefs Agency, Adriana Fournier, no início da quarentena imposta a muitas famílias portugueses face à pandemia de Covid-19. «Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos», explica Claúdio Martins. «Um momento de Wine After Work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores, e porque estamos mais do que nunca a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento», complementa Adriana Fournier, diretora de eventos da Chefs Agency.

 

A periodicidade deste formato de convívio virtual, sempre com um produtor de vinhos diferente convidado, será de 2 a 3 vezes por semana. O produtor será convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la, e o ‘wine advisor’ Claúdio Martins e o ‘sommelier’ Rodolfo Tristão darão os seus ‘inputs’ – o primeiro com um ponto de vista mais próximo do consumidor final, o segundo com um ‘know-how’ mais técnico. Os participantes poderão colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber, e claro, estarem acompanhados ao beber o seu copo de vinho. Todos são bem-vindos, independentemente do seu grau de conhecimentos de vinho.

 

VEJA TAMBÉM: VINHOS E QUEIJOS: DESCUBRA OS PARES PERFEITOS

 

A escolha do produtor de vinhos Dirk Niepoort para primeiro convidado foi um passo natural – pelo seu lado visionário e pela sua personalidade empática. Hoje, dia 18, às 18h, ele estará na Quinta de Nápoles, no Douro, em direto, onde escolherá um vinho da Niepoort para abrir e comentar, enquanto Claúdio Martins abrirá uma garrafa do seu Dão natal, e Rodolfo Tristão  uma garrafa da sua região, o Tejo. Ou seja, várias regiões portuguesas estarão unidas em torno do vinho.

 

Importantes produtores internacionais estão também confirmados para os próximos tempos nesta plataforma, como o produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França) ou Dominik Huber, da Priorat (Espanha).

 

VEJA TAMBÉM: CINCO VINHOS PARA UM JANTAR ROMÂNTICO

 

Na próxima sexta-feira 20 de março, data marcada do próximo Wine Hour at Home, a ideia é que o consumidor final já possa adquirir, caso queira, os vinhos que vão ser provados nesse dia – que serão da Niepoort novamente -, para fazer uma prova coletiva, à distância.

 

Hoje, o convite é para que todos os portugueses abram uma garrafa de vinho, às 18h, e que brindemos em conjunto, façamos perguntas ao produtor, e partilhemos este momento em torno do vinho.

 

 

Artigo anterior

A Oportunidade! Ou como ver o copo meio cheio

Próximo artigo

Quarentena: Pais ‘à beira de um ataque de nervos’