Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Vinhos de Portugal rumam a Albufeira e apoiam Moçambique

Vinhos de Portugal rumam a Albufeira e apoiam Moçambique

A XI Grande Mostra de Vinhos de Portugal regressa a Albufeira de 3 a 5 de maio e promove angariação de fundos para apoiar Moçambique. É possível degustar cerca de 900 rótulos de vinhos de mais de 100 produtores de todo o país, e por cada copo vendido 1€ reverte para uma organização humanitária que ajuda o país africano.

Pinterest Google+

São mais de 100 os produtores de vinhos portugueses inscritos na XI Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que se realiza em Albufeira há mais de 10 anos, com a chancela da Confraria Bacchus e a parceria da Câmara Municipal de Albufeira. No primeiro fim de semana de maio, entre sexta e domingo, no Espaço Multiusos de Albufeira é possível degustar cerca de 900 rótulos de vinhos de todo o país. São esperadas mais de 10.000 pessoas nos três dias do evento.

 

«Esta é reconhecida como a maior mostra de vinhos a sul do Tejo e para os produtores representa uma oportunidade para dar a conhecer os seus vinhos. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal, temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico», explica Carlos Oliveira, chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE OS DIFERENTES VINHOS PEDEM DIFERENTES TIPOS DE TAÇAS?

 

Este ano o certame apoia a causa de Moçambique. Na sequência de um ciclone, mais de 600 pessoas perderam a vida e muitos milhares necessitam ainda de ajuda humanitária. Vai ser angariado 1€ por cada copo vendido para as provas de vinho, bem como na compra de frango da Guia, à venda na zona de restauração. O valor total angariado será entregue a uma organização humanitária ainda a designar.

 

No primeiro dia do evento, realiza-se o sétimo Concurso de Vinhos Bacchus, reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho I.P., que atribui prémios de Excelência, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas categorias de Tintos, Brancos, Rosés e Licorosos. A entrega de prémios decorre no hotel NAU São Rafael Atlântico.

 

Para além de provar os vinhos, os visitantes podem ainda participar em workshops, assistir à apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve e a demonstrações de show cooking: sábado com o chef José Teresa, do restaurante Memórias em Albufeira, e domingo com o chef Ricardo Cabrita, do PortoBay Hotels & Resorts. Ainda na tarde de domingo, pelas 17h30, atua no espaço o Grupo Coral Casa do Alentejo Albufeira.

 

VEJA TAMBÉM: AS ADEGAS NÃO SERVEM SÓ PARA GUARDAR VINHO

 

Mais de 20 produtores algarvios estão representados nesta mostra que reúne os principais produtores de destaque a nível nacional. Estão três produtores de Albufeira representados: Adega do Cantor (propriedade de Sir Cliff Richard), a Quinta do Canhoto (produtor do vinho Esquerdino) e Quinta da Malaca (produtor do vinho Malaca).

 

«A origem do vinho em Portugal começou no Algarve, onde os vinhos se distinguem pelo contacto com a brisa marítima. O vinho algarvio está a afirmar-se pela qualidade, aliando o destino de sol e mar à gastronomia e criando um roteiro alternativo para os amantes de vinhos. Novos produtores, com novas propostas de vinhos, é uma tendência que temos vindo a acompanhar e o mercado conta já com brancos e rosés de grande qualidade produzidos no Algarve», acrescenta Carlos Oliveira.

 

Artigo anterior

Chega! Formas de eliminar o açúcar da sua dieta

Próximo artigo

Vai marcar férias? Passe pelos parques de diversões mais incríveis da Europa