Home»GLAMOUR»BELEZA»Vinagre de maçã ajuda na guerra à acne

Vinagre de maçã ajuda na guerra à acne

Este tipo de vinagre contém substâncias que ajudam a eliminar bactérias, incluindo as da acne. Veja como se pode aplicar.

Pinterest Google+

O uso do vinagre de maçã para o tratamento da acne é bastante popular. Esta variedade de vinagre é feita através da fermentação da maçã ou de sumo não filtrado de maçãs prensadas. É visto como um agente antibacteriano natural e, para além disso, acredita-se que tenha imensos benefícios para a saúde, incluindo a redução dos níveis de açúcar no sangue e ajuda na perda de peso. De facto, alguns estudos têm demonstrado a sua eficácia na eliminação de bactérias e em certos vírus, mas será que é realmente eficaz no combate à acne?

 

A acne é uma patologia inflamatória crónica que envolve as glândulas sebáceas e os folículos anexos, e localiza-se essencialmente na face. A origem da acne pode ser variada e só um médico especialista na área poderá dizer o tratamento mais eficaz para o seu tipo. Um tipo de bactéria muito comum que contribui para o desenvolvimento da acne é a Propionibacterium acnes ou P. acnes.

 

Veja também: Acne: tire todas as suas dúvidas 

 

Embora não haja muita pesquisa sobre a capacidade de o vinagre de maçã combater a P. acnes, existem alguns estudos sobre os ácidos orgânicos que sugerem o método, uma vez que o vinagre de maçã contém ácido acético, cítrico, ácido láctico e succínica, elementos que comprovadamente matam a bactéria P. acnes, explica a dietista Kayla McDonell, num artigo publicado no site  ‘Authority Nutrition’.

 

 
Para além das marcas psicológicas que a acne deixa na pessoa, deixa obviamente as marcas físicas, como a descoloração e algumas cicatrizes. As cicatrizes são uma das maiores lutas de quem sofre ou já sofreu deste problema, pois parece que nenhum dos mil e um cremes do supermercado ou da farmácia experimentados resultam.

 

Veja também: Dicas de beleza intemporais 

 

Segundo a dietista, alguns ácidos orgânicos encontrados no vinagre de maçã podem ajudar a solucionar a agrura. «O processo de aplicação de ácidos orgânicos na pele é muitas vezes referida como ‘peeling químico’», explica. «Os ácidos removem as camadas exteriores danificadas da pele e promovem a regeneração».

 

De um modo mais específico, o peeling químico com ácido succínico tem dado provas da capacidade de suprimir a inflamação causada por P. acnes, ou seja, pode ajudar a prevenir cicatrizes. O ácido láctico também tem mostrado melhorar a textura, a pigmentação e aparência da pele em indivíduos com cicatrizes superficiais de acne.

 

Veja também: Dicas para um cabelo saudável e bonito no inverno

 

Não obstante, o vinagre de maçã é bastante ácido e pode causar queimaduras quando aplicado diretamente na pele, em particular se o período de contacto for longo. «A fim de evitar danos à pele, o vinagre de maçã deve ser usado em pequenas quantidades e diluído com água», aconselha a dietista.

 

Veja na galeria acima como deve fazer este tipo de tratamento. Os passos são muito simples.

Artigo anterior

Mitos sobre o pequeno-almoço

Próximo artigo

Dormir dentro de quatro paredes geladas (literalmente)