Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Video mapping volta ao Terreiro do Paço

Video mapping volta ao Terreiro do Paço

Video mapping volta ao Terreiro do Paço “As Caras de Lisboa” é um espetáculo multimédia que vai animar o Terreiro do Paço entre 5 a 14 de agosto. A história de Lisboa vai ser contada através de várias personagens.

Pinterest Google+
PUB

O Terreiro do Paço será, uma vez mais, o cenário do espetáculo gratuito de video mapping com o tema “As Caras de Lisboa”, de 5 a 14 de agosto, celebrando desta forma o verão e mostrando algumas das histórias, personagens, locais e momentos da cidade de Lisboa.

 

Com três sessões diárias agendadas para as 21h45, 22h30 e 23h15, “As Caras de Lisboa” vai contar a história da cidade através de várias personagens.

 

Através de figuras históricas mas intemporais – como a varina, o mestre calceteiro ou o amolador – mostram-se os rostos de Lisboa, acontecimentos passados e contemporâneos, a sua evolução e transformação.

 

Veja a galeria: Os melhores rooftops de Lisboa

 

A projeção, que será acompanhada por música, abrange toda a extensão da fachada onde se situa o Arco da Rua Augusta, com histórias paralelas que se vão cruzando.

 

O início remete para o fantástico, com o mar a engolir o Terreiro do Paço, com a Ala Norte transformada em coral, à imagem da Atlântida submersa. Neste início, o espetador é levado a nadar com os peixes entre os corais até ao momento em que chegam ao cesto de vime da varina que apregoa na praça e no mercado.

 

Daqui a viagem prossegue por um bairro de Lisboa, com as suas casas de variadas cores, assistimos ao seu despertar perante a chegada do amolador na sua velha bicicleta.

 

Veja a galeria: Os 10 mandamentos para sobreviver nos festivais de verão

 

De histórias paralelas saltamos para os trabalhos na calçada, onde mestres calceteiros ganham vida e ligam não só os passeios de Lisboa, como também as suas gentes. Linhas de carris aparecem agora em destaque, abrindo caminhos de um lado ao outro de uma rua e onde elétricos enchem a fachada e dando origem a um cabo de aço, onde imagens da construção da Ponte 25 de Abril, que este ano comemora o seu 50º aniversário, aparecem em destaque.

 

Mais além, a sua projeção no futuro onde as caras de Lisboa e suas profissões fazem a ponte – desde lavadeiras, ardinas, calceteiros, até às modernas tecnologias adaptadas aos transportes públicos, como o metro, ou através das telecomunicações – somos levados desde elementos do passado até às novas tecnologias e empreendedorismo do presente.

 

O espetáculo de vídeo mapping “As Caras de Lisboa” é uma produção da Bridge com criação da Grandpas’s Lab e uma iniciativa conjunta da Associação Turismo de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Artigo anterior

Sinais de perfecionismo

Próximo artigo

Dulce Regina: «Muitas vezes, as almas gémeas encontram-se, mas não conseguem viver como marido e mulher»