Home»BEM-ESTAR»CORPO»Videira, a solução para as pernas pesadas

Videira, a solução para as pernas pesadas

Pernas pesadas, cansadas, varizes… estes problemas agravam-se no verão com o calor que dilata os vasos sanguíneos. No campo da fitoterapia, a solução passa por tirar partido das propriedades da videira vermelha para o tratamento da insuficiência venosa.

Pinterest Google+

A videia é uma gavinha trepadeira com caules lenhosos. As folhas são verdes na primavera, mas vão adquirido uma pigmentação vermelha que culmina no outono.

 

Os efeitos benéficos das folhas da videira advêm de várias substâncias que proporcionam uma proteção aos vasos sanguíneos. Os antocianósidos têm uma importante ação de combate à insuficiência venosa e à fragilidade capilar cutânea, aumentado a força dos vasos sanguíneos e reduzindo-lhes a permeabilidade.

 

VEJA TAMBÉM: DEZ MANDAMENTOS PARA TER UMAS PERNAS PERFEITAS

 

Para além disso, os taninos contribuem para a contração das células musculares dos vasos sanguíneos, ajudando assim o sangue acumulado nos membros inferiores a regressar ao coração. Os proantocianidóis contidos nas folhas da videira vermelha combatem os radicais livres e estabilizam o colagénio nas membranas dos vasos sanguíneos.

 

Vários testes clínicos provam a eficácia da videia no tratamento da insuficiência venosa crónica. Uma vez que estimula as veias, a videia é indicada para o alívio das pernas pesadas, das varizes, da rosácea e da fragilidade capilar, podendo igualmente aliviar as hemorroidas.

 

VEJA TAMBÉM: SÍNDROMA DAS PERNAS INQUIETAS – UMA DOENÇA COMUM E INCAPACITANTE

 

Pode ainda fazer algumas combinações. Para insuficiência venosa e varizes, pode combinar a videira com o cipreste. Para pernas pesadas e inchadas, deve usar só a videira. Para casos de pernas pesadas e doridas, deve usar a videira e o cipreste. No caso de hemorroidas, deve combinar a videira com o castanheiro da India.

 

 

Fonte: Guia de Plantas Medicinais

 

Artigo anterior

Comer amêndoas ajuda a limpar o organismo do mau colesterol

Próximo artigo

As 10 melhores ilhas da Europa são…