Home»BEM-ESTAR»CORPO»Vida saudável: o verão pode ser o seu trampolim

Vida saudável: o verão pode ser o seu trampolim

Use o verão como um trampolim para uma vida mais saudável! Tem tudo para dar certo! Veja as estratégias que se seguem.

Pinterest Google+

1 – Saia de casa!

Com a melhoria do clima e as temperaturas mais altas, a vontade de sair à rua é maior. Como a exposição solar também é maior, tal como os níveis de radiação, isso permite-nos sintetizar mais vitamina D! Podemos produzir esta vitamina na praia, mas também na esplanada, na paragem de autocarro, seja onde for, desde que a luz solar entre em contacto com a pele sem o uso de protetor/filtro solar!

 

Verifique os efeitos desta vitamina, que mais se assemelha a uma pro-hormona: ela é antidepressiva, anticancerígena, anti osteoporótica, anti-infeciosa, antirraquítica. Usufrua do efeito antidepressivo da vitamina D para reunir as forças necessárias para iniciar uma alimentação mais saudável e uma prática regular de atividade física/exercício!

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA PORQUE DEVE USAR CHINELOS COM MODERAÇÃO NO VERÃO

 

2 – Fique mais elegante, exercitando o seu corpo!

Usando menos roupas, tendo o corpo mais descoberto, muitos de nós desejam fazer algo para ficar mais elegante, mais ágil, com melhor tonicidade muscular, e usufruir de uma melhor autoestima. Use essa motivação para iniciar uma vida mais ativa, e quem sabe usufruir dos descontos de verão que os ginásios oferecem!

 

Um corpo mais exercitado é sempre mais elegante! Use a mesma motivação para tomar decisões acerca da sua alimentação, com o objetivo de se alimentar melhor! Esta é a melhor altura do ano para começar, caso ainda não tenha conseguido! Não é no dia 1 de janeiro de 2019!

 

3 – Coma melhor!

No verão apetece comer coisas frescas: desde as frutas, passando pelas saladas, existem muitas opções saudáveis! Se está a pensar em reduzir um pouco a sua massa gorda, então a melhor opção é não consumir refrigerantes (ou açúcar em geral) ou bebidas alcoólicas. Neste caso poderá optar por águas aromatizadas (com ervas aromáticas, especiarias e frutas, por exemplo) ou uma maravilhosa limonada acabada de fazer, não adoçada, usufruindo da benéfica acidez do limão, que na verdade é dos alimentos mais alcalinizantes à nossa mesa!

 

Já ouviu falar dos benefícios do equilíbrio entre alimentos acidificantes e alcalinizantes? Então, se a sua refeição incluir carne, peixe ou marisco, o sumo de limão é a estratégia mais certeira para equilibrar o impacto acidificante destes alimentos!

 

VEJA TAMBÉM: MELANCIA, BENEFÍCIOS DO MAIOR FRUTO DO VERÃO

 

4 – Durma melhor!

No verão, ao sair à rua, a intensidade da luz solar poderá contribuir para um aumento da produção noturna de melatonina, a hormona do sono. Após um dia de praia, é normal as pessoas sentirem uma melhoria do sono noturno. Usufrua desta benesse, aproveitando para melhorar o seu sono e recuperar da prática de exercício, caso já tenha iniciado o seu programa! Quem dorme melhor também tem maior controle sobre o seu apetite, menos fome de açúcar, maiores níveis de energia, e menos tendência para armazenar gordura na região abdominal!

 

Nota: Para que possa sintetizar vitamina D sem aumentar o risco de cancro de pele, há que usar o sol com inteligência! Caso se exponha numa hora forte, não o faça por mais de 20 minutos consecutivos, para evitar queimadura! A queimadura é cancerígena! Use chapéu de sol, a sombra é a melhor proteção! Nas horas mais perigosas, o uso de um protetor solar isento de químicos perigosos será a solução mais inteligente, caso deseje prolongar a exposição solar.

Artigo anterior

Cuidados para manter um cabelo sedoso no verão

Próximo artigo

Rock in Rio está em Lisboa e com ele os festivaleiros