Home»ATUALIDADE»LANÇAMENTOS»Vespa Elettrica chega a Portugal com autonomia de 100 km

Vespa Elettrica chega a Portugal com autonomia de 100 km

Criada para mudar o futuro da mobilidade, esta scooter apresenta-se como o mais inovador e sustentável veículo de duas rodas. Tem uma autonomia de até 100 km.

Pinterest Google+

A mais inovadora e tecnológica scooter de sempre já está disponível em Portugal e prepara-se para revolucionar as cidades. Ícone contemporâneo da tecnologia italiana no mundo, a Vespa Elettrica – a versão “verde” da icónica scooter do Grupo Piaggio – é sinónimo de conectividade, acessibilidade e silêncio.

 

Com uma condução fácil, ágil e agradável (mesmo em velocidades mais baixas e em tráfego urbano congestionado), em silêncio absoluto e com total ausência de vibrações, a Vespa Elettrica promete minimizar a poluição atmosférica e acústica, tornando as cidades menos caóticas e mais habitáveis, informa a marca em comunicado.

 

Com uma potência máxima de 4 kW e um desempenho dinâmico típico de motores elétricos, a performance da Vespa Elettrica supera a das tradicionais scooters de 50 cc, particularmente no que diz respeito à aceleração e ao início de subidas.

 

VEJA TAMBÉM: INDIVIDUALIDADE, BEM-ESTAR E AMBIENTE: CONHEÇA AS TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2019

 

A moderna bateria de lítio com sistema de recuperação de energia (que recarrega durante a desaceleração) garante uma autonomia de até 100 km, quer em estrada como em ambiente urbano.  A recarga do veículo, completa em 4 horas, é feita através do cabo, localizado no compartimento por baixo do selim, numa tomada elétrica tradicional ou num posto de recarga público.

 

A  bateria da Vespa Elettrica garante uma eficiência de excelência de até 1.000 ciclos de carga completos, ou seja, entre 50.000 a 70.000 km (equivalente a, aproximadamente, 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano). Mesmo após os 1.000 ciclos de carregamento, a bateria mantém 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável. Localizada sob o assento, a bateria compacta não compromete a funcionalidade do compartimento por baixo do assento, que mantem a sua capacidade para um capacete jet.

 

O sistema Ride by Wire permite o controlo da potência do motor. Ao pressionar o botão RIDING MODE, no lado direito do guiador, o piloto escolhe o modo ECO (com velocidade limitada a 30 km/h e aceleração mais gradual, este modo permite economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) ou POWER (modo de condução que explora completamente a potência do motor). Para facilitar mobilização da Vespa Elettrica durante manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo REVERSE.

 

VEJA TAMBÉM: APLICAÇÃO MÓVEL PERMITE CONTABILIZAR E MAPEAR LIXO MARINHO NAS PRAIAS PORTUGUESAS

 

A nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que liga o smartphone ao veículo) permite a gestão de recursos na interface incorporada no painel de instrumentos digital, com ecrã TFT a cores de 4,3 polegadas. Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações exibidas no visor TFT que, aquando da conexão do smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens. O sistema permite ainda, através dos botões do guiador, atender chamadas ou reproduzir músicas da sua própria lista de preferências.

 

A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de € 6.790.  Em abril, a versão equivalente a um motociclo de 125 cc vai estar também disponível na rede de concessionários Vespa Elettrica, por um preço de venda ao público recomendado de € 6.990.  Aos valores mencionados acresce despesas de documentação devidas ao Estado.

 

Artigo anterior

Universidade do Porto bate recorde de estudantes internacionais

Próximo artigo

Divorcio-me ou não me divorcio?