Verrugas genitais: diagnóstico e tratamento
Embora as verrugas genitais muitas vezes desapareçam com o tempo, o vírus não pode ser eliminado, uma vez que está na sua corrente sanguínea. Saiba como se previnem e tratam as verrugas genitais.

Como são diagnosticadas as verrugas genitais?
O seu médico (geralmente o ginecologista) pode realizar um exame físico de quaisquer áreas onde você suspeita de verrugas, nomeadamente através do exame ginecológico de rotina. Para facilitar a sua localização /visualização, pode aplicar-se uma solução ácida que ajuda a tornar as verrugas mais visíveis. O médico também pode realizar a pesquisa através do exame de Papanicolaou, (envolve aplicar um cotonete para obter células do colo do útero, este esfregaço pode então ser testado quanto à presença de HPV).
Certos tipos de HPV podem causar resultados anormais no Papanicolaou, o que pode indicar alterações pré-cancerosas. Se o seu médico detetar estas anomalias, poderá necessitar de exames mais frequentes para vigiar quaisquer alterações. Muitas vezes será recomendada a colposcopia.
O seu médico também deverá investigar seus antecedentes relacionados com a vida sexual. Se suspeita que possa ter contactado com um dos tipos de HPV de alto risco (forma de HPV relacionado com o cancro do colo do útero), o seu médico pode pedir um teste de DNA para determinar o tipo de HPV com que você contactou.
VEJA TAMBÉM: O GINECOLOGISTA EXPLICA: CONSELHOS PRÁTICOS SOBRE HIGIENE GENITAL FEMININA
Como são tratadas as verrugas genitais?
Embora as verrugas genitais muitas vezes desapareçam com o tempo, o vírus não pode ser eliminado, uma vez que está na sua corrente sanguínea. Isso significa que você pode ter vários surtos ao longo da sua vida. Isso torna o controlo de sintomas importante porque você deve evitar a transmissão do vírus a outras pessoas. O contágio pode ocorrer mesmo quando não há verrugas visíveis ou outros sintomas.
O tratamento das verrugas genitais tem como objetivo aliviar os sintomas dolorosos ou melhorar a sua aparência. Não se deve tratar as verrugas genitais com medicamentos de venda livre, deve-se sempre procurar ajuda médica.
VEJA TAMBÉM: MIOMAS UTERINOS: OS TRATAMENTOS QUE EXISTEM
O seu médico pode prescrever tratamentos com medicamentos tópicos (locais) que podem incluir:
– imiquimod (Aldara)
– podofilina e podofilox (Condylox)
– ácido tricloroacético (TCA)
Se as verrugas visíveis não desaparecem com o tempo, pode ser necessário cirurgia para removê-las. O médico pode remover as verrugas através de:
– Electrocauterização, (queimar verrugas com correntes elétrica)
– Criocirurgia
– Tratamentos a laser
– Excisão ou corte de verrugas
– Injeções de interferão
As mulheres a quem foram diagnosticadas verrugas genitais podem necessitar de realizar o Papanicolau a cada 3 a 6 meses após o seu tratamento inicial para vigiar quaisquer alterações no colo do útero. Isso porque certos tipos de HPV que causam verrugas genitais também estão associados com cancro cervical e a alterações pré-cancerosas do colo do útero.
As verrugas genitais e nas mãos são causadas por diferentes estirpes de HPV. Você não deve usar tratamentos para verrugas de mão em verrugas genitais, usar os tratamentos errados pode fazer mais mal do que bem. Alguns remédios tradicionais podem ser úteis no tratamento de verrugas genitais, mas há pouca evidência para apoiá-los. Consulte sempre o seu médico antes de tentar um remédio caseiro.
As verrugas genitais são um sintoma comum de infeção pelo HPV que pode ser desconfortável ou doloroso. Eles podem desaparecer ao longo do tempo, mas o tratamento é essencial para evitar o seu retorno e possíveis complicações. Falar com o seu parceiro sobre verrugas genitais pode ser difícil, mas é uma conversa importante a ter. Ser aberto acerca deste problema pode ajudá-la a proteger o seu parceiro contra a infeção e consequentes verrugas.
VEJA TAMBÉM: VERRUGAS GENITAIS: O QUE SÃO E QUAIS AS CAUSAS?
Como prevenir as verrugas genitais
Uma vacina contra o HPV chamada Gardasil pode proteger homens e mulheres contra os tipos de HPV mais comuns que causam verrugas genitais e também pode proteger contra os tipos de HPV que estão relacionados com o cancro cervical. Uma vacina chamada Cervarix também está disponível. Esta vacina protege contra o cancro cervical, mas não contra as verrugas genitais.
Homens e mulheres até aos 46 anos podem receber a vacina contra o HPV. Ele também pode ser dado tão cedo quanto a idade de 9 e está já incluída no Plano Nacional de Vacinação e vem num conjunto de 3 tomas diferentes.
Estas vacinas devem ser administradas antes de as mulheres se tornarem sexualmente ativas, uma vez que são mais eficazes antes de uma pessoa ser exposta ao HPV. Usar um preservativo também pode reduzir o risco de contrair verrugas genitais.
Texto elaborado com a colaboração do Dr. Miguel Tuna