Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Ver, Falar, Sentir

Ver, Falar, Sentir

Pinterest Google+

Já lhe aconteceu estarem a explicar-lhe alguma coisa e, ao repararem que não está a perceber, perguntaram-lhe: “Queres que te faça um desenho?” Talvez já tenha acontecido e com frequência.

 

Esta pergunta é encarada com algum ressentimento por parte de quem a recebe, pois é conotada com lentidão de raciocínio, algo como “então mas este está a chamar-me burro?” Pode não ser o caso…

 

Imagino ser do conhecimento geral que a informação chega até nós através dos cinco sentidos, ou seja, é quando vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos ou mesmo provamos que atribuímos significado a uma qualquer experiência. Em PNL chamamos-lhe Sistemas de Representação aos mecanismos neuronais por detrás dos nossos cinco sentidos e à forma como assimilamos e armazenamos a informação no nosso cérebro.

 

Definições dadas, passemos a exemplos concretos de como é importante conhecer os Sistemas de Representação, nossos e dos outros, para melhorarmos a nossa comunicação.
Consideremos os três principais sistemas de representação:
– Visual
– Auditivo
– Cinestésico (inclui tato, olfato, paladar, sensações)

A importância deles é tal que, chegam mesmo a condicionar a forma como comunicamos, como aprendemos, como nos movimentamos, respiramos, etc.

 

No geral, uma pessoa Visual tende a falar rápido, pois forma o seu raciocínio a partir de imagens, respira rápido, mexe as mãos enquanto fala, gosta de ver imagens, rascunhos, cartazes e anda de cabeça levantada.
Já uma pessoa Auditiva prefere falar de forma mais pausada mas com uma cadência razoável, diz as letras todas da palavra, costuma ter uma voz cativante, deteta com facilidade palavras mal pronunciadas, gosta de áudio livros e de aprender através do som.
Por outro lado, as pessoas Cinestésicas falam de forma lenta pois gostam de sentir o que vão dizer, valorizam a emoção e o toque e quando em diálogo com alguém, gostam de estar a uma distância curta, pois com frequência sentirão necessidade de tocar no outro.

Artigo anterior

Modelo que ganhou milhões com o Instagram elimina perfis sociais

Próximo artigo

Mini contracetivo transdérmico chega a Portugal