Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Veja como preparar uma Ceia de Natal sustentável

Veja como preparar uma Ceia de Natal sustentável

O Natal é uma época de festa, de alegria e carinho. No entanto, como sabemos, é também uma altura de grande consumo e desperdício alimentar. E para atenuar essa realidade, que tal ajudar a contribuir para uma Ceia de Natal sustentável? De seguida, fique a conhecer algumas dicas práticas de como tornar a sua ceia mais amiga do ambiente e da sua carteira.

Pinterest Google+
PUB

Use alimentos da época e locais

Esta é talvez uma das medidas mais importantes em épocas festivas. Os produtos da época possuem maior valor nutricional e um menor custo económico e ambiental. Por outro lado, os produtos locais ajudam a sustentar a economia local e reduzem muito a pegada ecológica.

 

Já imaginou, a nível mundial, toneladas de alimentos a passearem de avião e camiões para satisfazerem todos os nossos pedidos? Se tiver oportunidade de comprar produtos frescos e ao produtor é a melhor opção! São mais baratos e conhece a origem dos produtos.

 

Privilegie alimentos provenientes de comércio justo

O comércio justo é um dos grandes pilares da sustentabilidade. É um movimento que procura melhorar os padrões produtivos e comerciais responsáveis e sustentáveis. As pessoas e o ambiente estão em primeiro lugar.  Portanto, devemos ajudar também a promover ações nesse sentido.

 

Muitos alimentos e produtos já possuem na embalagem símbolos que certificam a proveniência dos ingredientes utilizados para a sua confeção. Assim, neste Natal, dê preferência a produtos que beneficiem destas designações: FAIRTRADE, RAINFOREST ALLIANCE ou UTZ.

 

VEJA TAMBÉM: COMO CONTRIBUIR PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

 

Ope por produtos com embalagens familiares

As embalagens familiares na maioria das vezes são mais vantajosas economicamente e, para além disso, ajudam a evitar a circulação excessiva de mais plástico.

 

Utilize a panela de pressão para cozinhar

Ao utilizar a panela de pressão está a reduzir o tempo de cozedura dos alimentos e a poupar na fatura do gás. É benéfico para si, porque poupa e o ambiente agradece esse cuidado.

 

Utilize a máquina para lavar a loiça

A melhor opção é utilizar a máquina de lavar a loiça. No entanto, se isso não for possível, tente reduzir ao máximo a quantidade de água utilizada para a lavagem. Após a refeição, se necessário, deixe alguns pratos, travessas e panelas de molho em água. O passo seguinte é larvar toda a loiça sem deixar a torneira a correr de forma permanente. Desligue a torneira enquanto passa a espoja. Mais uma poupança também!

 

Aproveite todas as sobras da Ceia de Natal

No final de tudo, reúna os restos e reserve-os no frigorifico. Não deite nada fora.  No dia seguinte, em família, vai poder desenvolver novas refeições com as sobras da ceia. Afinal, tanta comida não pode ser desperdiçada, não é verdade?

 

Arregace as mangas e meta toda agente a trabalhar em conjunto para promover novas receitas com os alimentos que sobraram da noite anterior. Se tiver dúvidas ou queria desenvolver novas receitas, pesquise na internet e certamente encontrará ementas originais com os restos de bacalhau e peru.

 

Feliz Natal e bons aproveitamentos.

 

Artigo anterior

Os mercados de Natal mais fascinantes do mundo

Próximo artigo

Emprego das mulheres tem de crescer três vezes mais depressa para cumprir metas de paridade da UE