Veja como preparar uma Ceia de Natal sustentável
O Natal é uma época de festa, de alegria e carinho. No entanto, como sabemos, é também uma altura de grande consumo e desperdício alimentar. E para atenuar essa realidade, que tal ajudar a contribuir para uma Ceia de Natal sustentável? De seguida, fique a conhecer algumas dicas práticas de como tornar a sua ceia mais amiga do ambiente e da sua carteira.

Use alimentos da época e locais
Esta é talvez uma das medidas mais importantes em épocas festivas. Os produtos da época possuem maior valor nutricional e um menor custo económico e ambiental. Por outro lado, os produtos locais ajudam a sustentar a economia local e reduzem muito a pegada ecológica.
Já imaginou, a nível mundial, toneladas de alimentos a passearem de avião e camiões para satisfazerem todos os nossos pedidos? Se tiver oportunidade de comprar produtos frescos e ao produtor é a melhor opção! São mais baratos e conhece a origem dos produtos.
Privilegie alimentos provenientes de comércio justo
O comércio justo é um dos grandes pilares da sustentabilidade. É um movimento que procura melhorar os padrões produtivos e comerciais responsáveis e sustentáveis. As pessoas e o ambiente estão em primeiro lugar. Portanto, devemos ajudar também a promover ações nesse sentido.
Muitos alimentos e produtos já possuem na embalagem símbolos que certificam a proveniência dos ingredientes utilizados para a sua confeção. Assim, neste Natal, dê preferência a produtos que beneficiem destas designações: FAIRTRADE, RAINFOREST ALLIANCE ou UTZ.
VEJA TAMBÉM: COMO CONTRIBUIR PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Ope por produtos com embalagens familiares
As embalagens familiares na maioria das vezes são mais vantajosas economicamente e, para além disso, ajudam a evitar a circulação excessiva de mais plástico.
Utilize a panela de pressão para cozinhar
Ao utilizar a panela de pressão está a reduzir o tempo de cozedura dos alimentos e a poupar na fatura do gás. É benéfico para si, porque poupa e o ambiente agradece esse cuidado.
Utilize a máquina para lavar a loiça
A melhor opção é utilizar a máquina de lavar a loiça. No entanto, se isso não for possível, tente reduzir ao máximo a quantidade de água utilizada para a lavagem. Após a refeição, se necessário, deixe alguns pratos, travessas e panelas de molho em água. O passo seguinte é larvar toda a loiça sem deixar a torneira a correr de forma permanente. Desligue a torneira enquanto passa a espoja. Mais uma poupança também!
Aproveite todas as sobras da Ceia de Natal
No final de tudo, reúna os restos e reserve-os no frigorifico. Não deite nada fora. No dia seguinte, em família, vai poder desenvolver novas refeições com as sobras da ceia. Afinal, tanta comida não pode ser desperdiçada, não é verdade?
Arregace as mangas e meta toda agente a trabalhar em conjunto para promover novas receitas com os alimentos que sobraram da noite anterior. Se tiver dúvidas ou queria desenvolver novas receitas, pesquise na internet e certamente encontrará ementas originais com os restos de bacalhau e peru.
Feliz Natal e bons aproveitamentos.