Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Vapor dos cigarros eletrónicos mata células da boca

Vapor dos cigarros eletrónicos mata células da boca

A morte das células aumenta de dia para dia após a exposição ao vapor. Porque, afinal, este vapor não é apenas água.

Pinterest Google+

Quando expostas ao vapor de um cigarro eletrónico, um grande número de células da boca morrem dentro de alguns dias, de acordo com um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Laval, Canadá, e publicado no ‘Journal of Cellular Physiology’.

 

«O epitélio bucal é a primeira linha de defesa do corpo contra a infeção microbiana» explica Mahmoud Rouabhia, uma das autoras do estudo, no site da universidade canadiana. «Este epitélio protege-nos contra vários microrganismos que vivem nas nossas bocas».

 

Veja também: Cigarro eletrónico pode reduzir consumo de tabaco

 

Para simular o que acontece na boca de uma pessoa quando fuma num cigarro eletrónico, os investigadores colocaram células epiteliais numa pequena câmara que continha um líquido semelhante à saliva. O vapor do cigarro eletrónico foi bombeado para a câmara a uma taxa de duas inalações de cinco segundos por minuto, durante 15 minutos diários.

 

Veja também: Cigarro eletrónico esconde perigos

 
As observações microscópicas mostraram que a percentagem de células mortas ou moribundas, que representa cerca de 2% nas culturas de células não expostas, aumentou para 18%, 40% e 53% após um, dois e três dias de exposição ao vapor do cigarro eletrónico respetivamente.

 

«Ao contrário do que se poderia pensar, o vapor do cigarro eletrónico não é apenas água», elucida Rouabhia. «Apesar de não conter compostos de alcatrão como o fumo de um cigarro regular, expõe os tecidos da boca e do trato respiratório aos compostos produzidos pelo aquecimento da glicerina vegetal, propileno, glicol e aroma de nicotina liquida num cigarro eletrónico», explica a investigadora.

Artigo anterior

Selena Gomez reaparece com discurso poderoso

Próximo artigo

Turistas do Algarve revelam-se satisfeitos e recomendam a região