Home»VIDA»CARREIRA»Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Ao longo dos séculos, o trabalho foi quase sempre sinónimo de atividade externa. A Internet, porém, mudou a nossa maneira de viver e também de trabalhar. A possibilidade de trabalhar em casa já deixou de ser um sonho distante.

Pinterest Google+

Atualmente, são várias as empresas que dão esta possibilidade aos seus trabalhadores e a percentagem da população que aderiu ao teletrabalho (ou home office) não para de crescer. No entanto, trabalhar em casa não traz só vantagens e é preciso seguir algumas regras. Os profissionais que decidem converter a casa em escritório precisam de ter em atenção algumas questões que podem afetar a sua produtividade e bem-estar.

 

Vantagens

A informalidade é uma das principais vantagens. Quem trabalha em casa não precisa de se arranjar para ir para o trabalho e pode inclusivamente realizar as suas tarefas com a mesma roupa com que dormiu. Além disso, o teletrabalho é uma dádiva para quem gosta de ter liberdade em determinadas decisões, pois não há ninguém ao lado para reclamar sobre o volume da música ou a temperatura do ar condicionado.

 

Evitar o trânsito é outra das principais vantagens de quem trabalha em casa. Cada vez mais, as cidades estão saturadas e o número de carros na rua não para de aumentar. Em grandes metrópoles mundiais, como São Paulo, Cidade do México e Nova Iorque, os trabalhadores perdem, em média, mais de uma hora por dia no caminho para o trabalho. Outra vantagem notável é poder ser o próprio chefe. Montar um negócio na Internet, com um website ou um e-commerce, é cada vez mais fácil e acessível, e muitos jovens estão a escolher este caminho como saída profissional.

 

Esta é uma realidade bem visível em diferentes setores de atividade. Um deles é o póquer online, um exemplo com alcance mundial na Internet e que tem vindo a conquistar uma visibilidade crescente em Portugal, com vários competidores nacionais que já dependem só do próprio desempenho nesta modalidade como forma de vida. O país tem vários profissionais de qualidade na modalidade e isso reflete-se num aumento considerável de pessoas que entraram para o póquer nos últimos anos. Atualmente são muitos os que têm esse desporto como profissão, e esta é uma tendência que deverá crescer no futuro.

 

Poder ser o próprio chefe e trabalhar em casa também está vinculado ao surgimento de novas profissões. Uma delas é o especialista em redes sociais, também chamado de social media manager. Estes profissionais ajudam outras pessoas a melhorar o impacto das suas respetivas redes sociais e geralmente são bem pagos para tal.

 

Organizar o próprio horário não deixa de ser uma vantagem considerável para quem trabalha em casa. Normalmente as pessoas que elegem o home office tendem a ter uma carga de trabalho definida logo no início da semana. Desta maneira, cabe-lhes decidir se preferem realizar tudo num par de dias ou trabalhar em horas definidas ao longo dos dias da semana, até terminar tudo o que têm em mãos.

 

Desvantagens

Como exposto anteriormente, também há desvantagens relacionadas com o teletrabalho. Uma das principais é a possibilidade de trabalhar demasiado, chegando mesmo a sofrer de síndrome de burnout. O facto de não ter um horário fixo pode fazer com que algumas pessoas não tenham um limite de trabalho e isto afeta principalmente quem trabalha exclusivamente com resultados baseados em números e na produtividade. O trabalho em excesso pode gerar problemas de saúde, caso não haja, paralelamente, o tempo adequado para o descanso.

 

Além disso, juntar lazer e trabalho em casa pode fazer com que uma pessoa passe demasiadas horas no mesmo espaço, sem sair, e isso acaba por ter consequências na vida social. Para a psicóloga brasileira Luciene Corrêa Miranda, não há dúvidas de que o home office tende a diminuir a vida social da pessoa e pode levar a um isolamento da sociedade.

 

«O trabalhador pode ficar entediado por permanecer em casa a tempo inteiro», afirma a psicóloga. Ela também diz que o teletrabalho é adequado para pessoas organizadas e que, dessa maneira, conseguem dividir o tempo de trabalho com a hora de lazer e de encontrar-se com os amigos. Quem não sabe diferenciar estas duas questões e não tem disciplina, certamente encontrará dificuldades ao trabalhar em casa.

 

Tudo é uma questão de adaptação. Há pessoas que conseguem adaptar-se facilmente ao home office, enquanto outras levam mais tempo até conciliar todas as questões pessoais e relacionadas com a organização. De qualquer maneira, trabalhar em casa é uma realidade que não para de crescer e quem consegue maximizar o seu potencial no teletrabalho arranca em vantagem, em comparação com os outros profissionais do mesmo setor.

 

Por Epic Play Brasil

 

 

Artigo anterior

Franck Bonfils: «Em Lisboa a procura por alimentos saudáveis e orgânicos é muito grande»

Próximo artigo

Cottage, o queijo rico em proteínas e baixo em calorias