Home»FOTOS»Valentina Sampaio, a primeira modelo transexual na capa da Vogue francesa

Valentina Sampaio, a primeira modelo transexual na capa da Vogue francesa

A sua grandiosidade vai para além do seu 1, 78m. A modelo brasileira de olhos azuis e cabelo castanho tem lutado pelo seu lugar no mundo da moda e este tem gostado das suas medidas, 91-63-90.

Pinterest Google+
PUB

A edição francesa da revista Vogue anunciou esta semana a presença da primeira transexual na capa da revista, na edição de março, disponível nas bancas a partir de 23 de fevereiro.

 

A imagem da capa é acompanhada pelo título ‘La beauté Transgenre: Comment elles bouleversent le monde’, ‘A beleza transgénero: como estão a revolucionar o mundo’, em português.

 

Veja também: As unhas vermelhas estão de volta

 

Refrenciada como a ‘Bíblia da moda’, a Vogue é também conhecida por estar sempre um passo à frente do seu tempo. Em 1988, Naomi Campbell tornou-se na primeira modelo negra a exibir-se na capa da revista, seguida por Andre J., em 2007, o modelo andrógeno de origem africana. Atualmente, a publicação continua a esforçar-se para destacar a diversidade e desconstruir preconceitos nas suas várias edições.

 

«Valentina, a mulher fatal, nasceu menino. É um detalhe que preferiria não mencionar, um detalhe omnipresente na vida dessas mulheres que não o pediram e um detalhe que se imagina que queiram esquecer. Mas Valentina está na capa da revista Vogue deste mês, não apenas pela sua aparência ou personalidade cintilante, mas porque ela encarna uma luta árdua e antiga que merece ser reconhecida e não ser encarada como ‘Outra’, um exílio de género», escreve Emmanuelle Alt, editora-chefe da Vogue Paris.

 

Veja também: Bastidores de um desfile

 

Valentina Sampaio luta ao lado de personalidades como Caitlyn Jenner e Anohni, para que cada vez se abram mais portas num mundo pós-género. A modelo brasileira, de 21 anos, em julho do ano passado, foi também a primeira transexual brasileira a representar a marca L’Oréal Paris.

 

Valentina Sampaio, modelo transexual, surge na edição de março da revista fotografada por Met Alas y Marcus Piggot. Veja na galeria acima algumas imagens da modelo.

 

Artigo anterior

Tsering Paldron: «O facto de ignorarmos algo não nos dá paz de espírito»

Próximo artigo

Os EUA já têm um carro que voa