Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Vagem, o alimento que melhora o humor

Vagem, o alimento que melhora o humor

São de várias espécies, desde a baunilha que é aromática e exótica aos vários tipos de feijão verde e favas. Por conterem grande concentração de ácido fólico, se consumir diariamente uma pequena porção de vagem, estará a contribuir para melhorar o seu bom humor.

Pinterest Google+

Estas leguminosas atuam no aumento da dopamina, noradrenalina, serotonina e homocisteína, ou seja, melhoram a sua estrutura hormonal e deixam o seu dia mais feliz. Outra boa razão para as consumir é a forma como vão influenciar o funcionamento do seu segundo cérebro, o intestino, porque são compostas por fibras que eliminam a prisão de ventre.

 

Considerada uma leguminosa vegetal, a vagem, contém vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais, os quais são importantes para o sistema cardiovascular e para os ossos. Pode ser consumida em saladas, guisados, refogados, cozidos e acompanha facilmente qualquer tipo de prato, seja de carne ou peixe. Além disso, é um excelente antioxidante rico em carotenoides, que atuam na saúde dos olhos, e ácidos fenólicos e flavonoides, os quais irão contribuir para a saúde do seu sistema imunológico e cardíaco.

 

VEJA TAMBÉM: FALTA-LHE A ENERGIA? CONHEÇA ALGUNS DOS ALIMENTOS MAIS RICOS EM FERRO

 

Porque estou em fim de férias, onde imperam as vagens de baunilha, trago até vós um pouco desta fava exótica e diferente, que acompanha a história do cacau no mundo. Acabou por ir ter à Europa, junto com os carregamentos de cacau na época das invasões espanholas aos povos Maias, Aztecas e Olmecas.

 

Existem cerca de cento espécie de vagem de baunilha distribuída por todo o planeta, das quais, cerca de setenta espécies na região Africana do Oceano Indico, lugar de onde vos escrevo esta cronica, as Ilhas Maurícias.  As suas exuberantes flores brancas ou amareladas são muito perfumadas, de tal forma que o seu aroma fica impregnado na nossa memória.  Estas espécies chegaram até estas ilhas trazidas pelos franceses, que antes as cultivaram em Madagáscar.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS RICOS EM HIDRATOS DE CARBONO QUE FAZEM MUITO BEM À SAÚDE

 

Normalmente usada em cosmética e perfumes, da vagem de baunilha é extraída a essência, a qual é bastante poderosa como medicamento natural, apesar de poucas pessoas terem conhecimento das suas ações medicinais. Possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes, reduz espasmos musculares e febre e atua na prevenção de cáries dentárias.

 

Portanto, em vez de a utilizar apenas na culinária, a essência de baunilha pode ser colocada na sua escova de dentes ou no seu copo de água, bastam uma a duas gotas. Além de ficar mais relaxado com este aroma exótico, doce e afrodisíaco, estará também a preservar a sua saúde. Mas, lembre-se, se adoecer, consulte sempre um especialista.

 

O alimento é o seu melhor remédio, basta para isso ser sábio na forma como se alimenta.

 

 

 

 

Artigo anterior

Grande final mundial de 2018 dos World Travel Awards vai decorrer em Lisboa

Próximo artigo

Metade dos casos de cancro de tiroide continuam por diagnosticar