Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Vacina contra a gripe: mantenha-se informado

Vacina contra a gripe: mantenha-se informado

Com a chegada do Outono, começam a circular as notícias sobre a vacinação contra a gripe. Conheça a importância e as particularidades desta vacina, como e quando pode vacinar-se e quais as pessoas que correm maior risco de complicações da infeção.

Pinterest Google+
PUB

PORQUE É IMPORTANTE A VACINA CONTRA A GRIPE?

A vacina diminui muito o risco de contrair a infeção pelo vírus da gripe e, caso a pessoa vacinada seja infetada, terá um menor risco de ter infeção grave com complicações.

 

QUEM DEVE SER VACINADO CONTRA A GRIPE?

A Direção Geral da Saúde recomenda a vacinação contra a gripe a todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, pessoas com condições que aumentam o risco de desenvolver complicações pós gripe (residentes em lares, internadas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, ou outras instituições de saúde, utentes de serviço de apoio domiciliário e grávidas, independentemente do tempo de gestação), profissionais de saúde, bombeiros, profissionais de infantários e creches e profissionais de estabelecimentos prisionais bem como reclusos.

 

A vacina é ainda recomendada a pessoas com mais de 6 meses de idade (incluindo mulheres a amamentar) e que apresentem doenças crónicas ou condições que debilitam o sistema imunitário. A listagem destes grupos-alvo prioritários para os quais se recomenda a vacinação encontra-se a ser elaborada pela DGS para o ano corrente e será brevemente publicada.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE ME DEVO VACINAR?

 

E QUEM NÃO DEVE SER VACINADO?

Não devem ser vacinados contra a gripe as pessoas que tenham antecedentes de reação alérgica a uma dose anterior desta vacina. Devem ainda ser tidas precações extra em relação a pessoas com antecedentes de Síndrome de Guillain-Barré nas 6 semanas seguintes à administração de uma dose da vacina. A decisão de vacinar será ponderada caso a caso.

 

Em caso de doença aguda grave, com ou sem febre, a vacinação deverá ser adiada até à recuperação completa.

 

QUANDO DEVE SER FEITA A VACINAÇÃO?

A vacinação deve ser feita durante o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

 

A VACINA PODE PROVOCAR A GRIPE?

Algumas vacinas possuem vírus vivos atenuados na sua composição, opodendo causar uma doença leve. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença.

A VACINA DÁ PROTEÇÃO A LONGO PRAZO?

Não, a vacina da gripe não confere imunidade duradoura, porque o vírus muda constantemente. Por isso, a vacina é diferente em cada ano e são recomendados reforços anuais. De notar que as crianças até aos 8 anos (inclusive) vacinadas pela primeira vez contra a gripe devem fazer 2 doses, com um intervalo de, pelo menos, 4 semanas (no mesmo ano).

 

ONDE SE COMPRA A VACINA?

Anualmente a DGS define grupos de risco, para os quais a administração é gratuita e, neste caso, administrada nos Centros de Saúde, mediante convocatória. Este ano a vacina será gratuita para todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade e pessoas com doenças crónicas, que serão definidas brevemente pela DGS.

 

Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe estará disponível nas farmácias comunitárias através de receita (prescrição médica) e tem comparticipação. Nesse caso, a vacina deve ser administrada o mais rapidamente possível após a sua aquisição. Caso leve a vacina para casa para administração posterior, a mesma deve ser conservada dentro da embalagem no frigorífico, entre 2 e 8º C.

 

Mantenha-se atento às orientações da DGS sobre os grupos-alvo prioritários para os quais se recomenda a vacinação e se será abrangido pela vacinação gratuita. Caso não seja convocado para a vacinação gratuita, informe-se com o seu médico ou enfermeiro sobre a necessidade de se vacinar. Mantenha-se seguro!

 

Artigo anterior

Regresso às aulas, quarto novo

Próximo artigo

Sabe tudo sobre vindimas?