Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Uvas: prolongue a vida com o néctar dos deuses

Uvas: prolongue a vida com o néctar dos deuses

O sumo extraído das uvas é um elixir valioso para a nossa saúde e bem-estar. Na sua composição existem nutrientes antioxidantes, como o resveratrol e flavonoides, que são o verdadeiro ex-libris da juventude, capazes de reduzirem o processo de envelhecimento e de combaterem doenças degenerativas como é o caso de algumas doenças oncológicas e cardiovasculares.

Pinterest Google+

Em setembro, fazem-se as vindimas, onde sempre há histórias ligadas ao vinho e às tradições que se misturam com as memórias da mitologia e dos povos de cada região onde se cultivam as vinhas.

 

«Baco, do latim Bacchus, é o famoso deus romano do vinho. Quando Baco viu o suco abundante das uvas selvagens esmagadas, lembrou-se da profecia do oráculo que a sua mãe adotiva Rheia lhe tinha falado há muito tempo. Ele, então, escavou um buraco grande na pedra, e com uma outra pressionou os cachos de uvas. Foi a primeira prensa de vinho e, ao guardar o líquido, este fermentou e assim surgiu o vinho.

 

É a versão da Roma Antiga para Dioniso – ou Dionísio – um dos mais importantes deuses da mitologia grega. Porém, tudo leva a crer que o culto a Baco e ao vinho teve origem estrangeira, fora do território grego. Comparando o que já foi encontrado na arqueologia e nos escritos antigos sobre a mitologia greco-romana, o culto ao deus do vinho, da fertilidade, do teatro e das festas, começa na Europa Oriental.

 

VEJA TAMBÉM: DA CARDINAL À DONA MARIA, ASSIM É O CALENDÁRIO DA UVA DE MES

 

A adega mais antiga foi descoberta por arqueólogos em 2007 no vilarejo Areni, no sul da Arménia. As escavações foram concluídas em 2010 e mostraram que as cubas de fermentação e as prensas encontradas lá tinham 6.100 anos. Chamada de Areni, a adega fica dentro de um complexo de cavernas. A segunda mais antiga está localizada na atual Cisjordânia e foi descoberta em 1963, com cerca de 5.000 anos…».

 

O néctar, ou sumo extraído das uvas, é um elixir valioso para a nossa saúde e bem-estar. É bem mais do que uma simples lenda ou tradição, ou sequer celebração. O bago da uva não fermentada é um alimento suculento, diurético e saboroso, que agrada a quase todos os tipos de paladar.

 

Na sua composição existem nutrientes antioxidantes, como o resveratrol e flavonoides, que são o verdadeiro ex-libris da juventude, capazes de reduzirem o processo de envelhecimento e de combaterem doenças degenerativas como é o caso de algumas doenças oncológicas e cardiovasculares.

 

De acordo com um estudo americano, realizado durante 24 anos em 124 mil pessoas, na Universidade de East Anglia e com investigadores da Harvard School, está provado que as propriedades das uvas também contribuem para a perda de peso das pessoas mais velhas e melhora a sua vida sexual, sobretudo nos homens, devido ao poder das antocianinas.

 

VEJA TAMBÉM: VINDIMAS EM SETÚBAL: PROGRAMAS NAS ADEGAS

 

A fibra contida na pele e sementes é importante para o bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. A uva,é composta por 80% de água (100g), mas,  cuidado, elas possuem um elevado índice glicémico. A uva preta contém cerca de 77Kcal e a uva branca 72Kcal por100g, dose diária recomendada por pessoa.

 

Outros nutrientes importantes são o ácido fólico, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e anticorpos e a Vit. B6, importante para as funções cognitivas e para o metabolismo das proteínas. Quando as uvas fermentam e são transformadas em vinho por processos elaborados e requintados, tornam-se num líquido espesso, saboroso e digno de verdadeiras celebrações, sobretudo se vividas em boa companhia. Uma tradição que faz parte da dieta mediterrânica, de acordo com os padrões de alimentação da Grécia, do sul de Itália, Espanha e Portugal.

 

São muitos os estudos científicos que provam que há mais de 8 mil polifenóis identificados no vinho tinto, no chocolate, no azeite, chá e alguns frutos, com muita influência na nossa qualidade de vida. Costumo dizer, que somos influenciados pelos fatores epigenéticos ao nosso redor, neste caso apenas ergo o copo e digo, “Salut”, brindemos à vida com alegria e saúde, mas sem excessos.

 

 

Artigo anterior

Descubra as aldeias históricas de Portugal a pedalar

Próximo artigo

Como ajudar alguém com pensamentos suicidas?