Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Utilize o seu telemóvel de forma saudável. Basta seguir cinco passos

Utilize o seu telemóvel de forma saudável. Basta seguir cinco passos

O smartphone está tão integrado no nosso dia-a-dia que se apresenta quase como uma extensão do nosso braço. Se fica em pânico de cada vez que o smartphone fica sem bateria, se tem insónias a pensar numa mensagem que não chega ou precisa de tocar no ecrã a cada dois minutos, estas recomendações são para si.

Pinterest Google+
PUB

Acabe com os problemas de sono ou fadiga ocular

Convém desligar todos os dispositivos como portátil e tablet uma hora de se deitar para deixar que os olhos descansem da luz dos ecrãs. Ler um livro, escrever ou passear são atividades que ajudam a desligar a mente das atividades quotidianas e a melhorar a qualidade do sono. Para isso, é ainda recomendável ativar o modo noturno ou modo de avião no smartphone para que este não receba notificações durante a noite e para que o utilizador consiga relaxar e descansar.

 

Vida social sem telemóvel

Aqui segue uma ideia. Coloque todos os telemóveis no centro da mesa. Quem pegar no equipamento primeiro, paga a conta ou tem um outro castigo decidido em grupo. É um detalhe que permite que nos concentremos no momento e nos nossos amigos, com quem partilhamos boas conversas e horas divertidas.

VEJA TAMBÉM: OS CINCO PROGRAMAS MALICIOSOS QUE INFETAM SMARTPHONES TENDO A COVID-19 COMO CHAMARIZ

 

Dê uma casa ao seu telemóvel

O ideal é estabelecer um lugar permanente para o smartphone, à vista e ao alcance, mas que impeça que ande sempre com ele por perto. Esta medida reduz a sensação de dependência, assim como a necessidade de verificar periodicamente o equipamento.

 

Personalize as notificações

Estabelecer um som diferente para cada tipo de mensagem permite definir diferentes urgências. Com esta ação, é possível diferenciar temas de trabalho de pessoais ou destacar assuntos urgentes, e evitar assim a necessidade de verificar o ecrã a cada notificação nova.

 

Combata o tecnostress

Para evitar o tecnostress que afeta tantos utilizadores, convém esvaziar a mente e relaxar de vez em quando. Descontrair, respirar, ouvir música tranquila e estabelecer uma ligação entre o corpo e a mente é uma prática saudável que nos ajuda a centrarmo-nos no momento e lugar onde estamos. Além disso, criar uma rotina com este exercício liberta a tensão que acumulamos durante o dia.

 

 

Artigo anterior

Ratricharya: rotina noturna na Ayurveda

Próximo artigo

Mais tempo juntos: compreenda a linguagem do seu gato