Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Utilizadores com dificuldade em gerir muitas senhas online

Utilizadores com dificuldade em gerir muitas senhas online

Num mundo onde se pode se pode encomendar comida e pagar impostos online, pode ser desanimador ter de recordar todas as senhas associadas a cada conta. A maioria dos utilizadores contenta-se com senhas fáceis de memorizar. E isso é um perigo, segundo um estudo do Pew Research Center. Hoje é Dia da Internet Mais Segura.

Pinterest Google+
Um  relatório do ‘Pew Research Center’ refere que 39% dos adultos que utilizam a Internt relatam ter dificuldade em controlar as suas várias senhas de acesso a sites. Porém, aqueles que não expressam dificuldade em lembrar-se das suas senhas online (60%) tendem, por outro lado, a escolher senhas menos seguras.

 

Estas indicações levantam questões de segurança virtual e sobre o papel das instituições na privacidade digital. Os dados reportam-se aos Estados Unidos, mas podem servir de alerta a todos os que utilizam a Internet e manuseiam senhas de acesso pessoais.

 

VEJA TAMBÉM: INTERNET: FIM DE RELAÇÕES COLOCA PRIVACIDADE EM RISCO

 

Segundo o relatório, perto de dois terços dos americanos já foram vitimas de algum tipo de roubo de dados ou fraude, e muitos têm pouca ou nenhuma confiança de que as instituições, como agências governamentais ou empresas das redes sociais, possam manter os seus dados pessoais seguros.

 

 

Apesar dessas experiências e preocupações, de acordo com o relatório americano, há algum desleixo na escolha de senhas uma vez que apenas 41% se sente confortável com a gestão de tantas contas online e 14% não se sentem e por isso usam as mesmas senhas ou semelhantes em vários sites.

 

VEJA TAMBÉM: SEGURANÇA NO AMOR ONLINE

 

Quem utiliza várias senhas tem maior probabilidade de manter mais controlo sobre as mesmas, ao escrevê-las num papel, salvá-las numa notas digital ou até mesmo a salvaguardá-la no navegador – tudo aquilo que é considerado indesejável pelos especialistas em segurança virtual.

 

As pessoas com maior dificuldade em gerir as suas senhas online estão mais concentradas numa faixa etária: entre os 30 e os 64 anos. Na galeria acima, conheça as dicas do projeto ‘Stay Safe Online’, para proteger as suas senhas de acesso.

Artigo anterior

2019 é o Ano do Porco. Conheça o seu horóscopo chinês

Próximo artigo

O que comer neste novo ano chinês?