Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Universidade do Porto lança Enciclopédia de Cuidados Paliativos

Universidade do Porto lança Enciclopédia de Cuidados Paliativos

A obra visa não só estreitar relações entre especialistas do espaço lusófono, mas também promover a partilha experiências de diferentes profissionais de saúde.

Pinterest Google+

Explorar diferentes temas e abordagens dos cuidados paliativos. É este o mote da Enciclopédia Luso Brasileira de Cuidados Paliativos, obra editada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que reúne a visão e trabalhos de várias dezenas de autores de sobre a temática.

 

Coordenada por Rui Nunes, Francisca Regoe Guilhermina Rego – investigadores da FMUP na área da Bioética –, a obra visa não só estreitar relações entre especialistas do espaço lusófono, mas, também, promover a partilha experiências de diferentes profissionais de saúde.

 

VEJA TAMBÉM: ESTADO TERMINAL: COMO SE MANTÉM A ESPERANÇA NO FIM DA VIDA?

 

Entre temas como a ética, o direito ou assuntos de natureza psicológica, profissionais de saúde e gestores são convidados a refletir sobre o papel dos cuidados paliativos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes terminais. Deste modo, através da multidisciplinaridade de temas analisados, a obra pretende criar as ferramentas necessárias para promover o acompanhamento dos doentes e, assim, melhorar o apoio que estes recebem ao longo do processo.

 

«Na sociedade contemporânea os cuidados paliativos representam diferentes perspetivas de encarar não só a morte, mas também a vida», explica Rui Nunes, docente da FMUP e coordenador do projeto.

 

VEJA TAMBÉM: CUIDADOS PALIATIVOS: «A REDE NÃO ESTÁ PREPARADA, NEM EM QUANTIDADE DE RECURSOS ESTRUTURAIS, NEM DE FINANCIAMENTO, NEM DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS»

 

 

«Os cuidados paliativos são uma abordagem fundamental que, hoje, vão além da oncologia e que são fundamentais no tratamento de doentes cardíacos, neurológicos ou renais. Assim, este manual procura, de forma direta e objetiva, apresentar ideias de vários profissionais das mais diversas áreas, garantindo os valores da ética continuam presentes e atuais», acrescenta o também presidente da Associação Portuguesa de Bioética.

 

A Enciclopédia Luso Brasileira de Cuidados Paliativos conta com prefácios assinados por Maria Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Comunidade Médica dos Países de Língua Portuguesa (CMLP). A obra pode ser adquirida em livrarias de Portugal ou do Brasil.

 

 

Artigo anterior

Exagerou na bebida? Veja como evitar a ressaca

Próximo artigo

As dicas de beleza de… Inês Folque