Home»VIDA»SOCIEDADE»Universidade de Oxford nomeia primeira mulher vice-reitora

Universidade de Oxford nomeia primeira mulher vice-reitora

A Professora Louise Richardson, especialista em movimentos terroristas e atual diretora da Universidade de St. Andrews, é a primeira mulher a ser nomeada vice-reitora da Universidade de Oxford nos seus quase 800 anos de história

Pinterest Google+

Os últimos dias foram de excitação na Universidade de Oxford. Pela primeira vez na sua história documentada de quase 800 anos, a histórica universidade inglesa vai contar com uma mulher num dos cargos de comando.

A Professora Louise Richardson, de 56 anos, foi indicada como a próxima vice-reitora da instituição. Richardson nasceu na Irlanda e estudou em Trinity College, em Dublin, na Universidade de Los Angeles e acabou por fazer o seu doutoramento em Harvard. Além de ser uma respeitada especialista em terrorismo é a atual diretora da Universidade de St. Andrews desde 2009.

Em declarações ao jornal britânico “The Guardian”, Richardson disse que “aguarda o dia em que o facto de uma mulher assumir este cargo não é motivo para notícia”, referindo que “a carreira universitária funciona em pirâmide e, quanto mais próximos estamos do topo, menos mulheres vemos” . Acrescentou ainda que espera inspirar outras mulheres com a sua história.

A próxima vice-reitora falou do seu novo papel, explicando que a sua prioridade é manter a reputação de Oxford como uma das melhores universidade de investigação e ensino, assim como encontrar um equilíbrio nas admissões. “Tem sido uma prioridade para mim em St. Andrews aumentar o número de estudantes desfavorecidos. Os meus pais e a maioria dos meus irmãos não foram para a universidade. A trajetória da minha vida só foi possível por via da educação e eu estou empenhada em dar aos outros a mesma oportunidade que eu tive.”

A autora do livro de 2006 “What Terrorists Want” (O Que Os Terroristas Querem), está agora a aguardar a aprovação da congregação da universidade para o seu contrato de sete anos como vice-reitora da Universidade de Oxford, que deverá ter início no final do ano, altura em que substituirá o Professor Andrew Hamilton.

Por Joana de Sousa Costa

Artigo anterior

Yogi plus size faz sucesso na internet

Próximo artigo

Bruce? Não, chamo-me Caitlyn Jenner