Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Um plano detox de três dias

Um plano detox de três dias

A ciência há muito que usa de todas as suas capacidades de conhecimento e invade o interior do genoma humano para nos dar a conhecer quem somos.

8
Partilhas
Pinterest Google+

Isso tem-nos demonstrado que o ambiente e a nossa alimentação obrigam o nosso metabolismo a gerar mudanças e adaptações para sobrevivermos, algo que vem desde que o homem é reconhecido como humano na pré-história. A estas mudanças chamamos fatores epigenéticos.

 

As minhas crónicas são, numa forma simples, comum, acessíveis a todos que me possam ler. São um caminho de esclarecimento e de entendimento dessa capacidade de sobrevivência que faz de nós seres humanos fantásticos.

 

Uns são capazes de se adaptar a tudo o que é invasor do seu conforto pessoal e equilíbrio, outros já não e sofrem desequilíbrios diversos, emocionais, psicológicos e até físicos, que modificam a sua essência.

 

Crónicas de bem viver são, a meu ver, um recurso feito de pequenas histórias que todos poderão usar para aprenderem a viver com mais saúde, mais juventude e muita paz interior. São, acima de tudo, uma forma de ensinar a qualidade de vida, feita numa visão da sustentabilidade do ser.

 

Por isso, trago-vos uma crónica que faz parte do meu novo livro, “Cronicas De Bem Viver”. Estas palavras, escritas por Marta Wahnon, mostram-nos o valor de uma alimentação saudável e como devemos estar focados no equilíbrio da nossa própria sustentabilidade.

 

«PLANO EQULÍBRIO (PLANO DE 3 DIAS)

Um plano alimentar deve ter como regra base três princípios: alimentos reguladores, energéticos e construtores. Um plano de três dias pode ser visto sob duas perspetivas:

– O arranque/consciencialização para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

– Uma limpeza do organismo e alguma perda de peso.

 

O despertar para a tomada de consciência por uma alimentação equilibrada, primar pela riqueza dos vegetais e oleaginosas em detrimento da carne vermelha, é inquestionável nos dias que correm. É cada vez maior o número de pessoas que está ciente da importância da influência que uma boa alimentação tem sobre o ser humano – afeta a todos o níveis: físico, psicológico e emocional.

 

O segredo está no equilíbrio da nossa rotina face àquilo que ingerimos; cada ser é um só e, como tal, a alimentação varia mediante o seu metabolismo, não esquecendo naturalmente das regras básicas:

“Tomar um pequeno almoço como um Rei, almoço como um Príncipe e jantar como um Mendigo”. É tão básico este velho ditado mas, em poucas palavras, reflete tudo aquilo que precisamos saber sobre as regras básicas para uma alimentação equilibrada.

Artigo anterior

Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança movimento “Orgulho sem tabaco” dirigido a mulheres

Próximo artigo

Snacks noturnos que não prejudicam o seu sono de beleza