Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Um passeio por Sintra: o que não pode perder

Um passeio por Sintra: o que não pode perder

Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, chalets e jardins românticos. A vila de Sintra não deixa ninguém indiferente. Fora da arquitetura tradicional portuguesa, entramos numa vila encantada envolta numa imensa natureza verdejante. Venha connosco dar um passeio por este ambiente mágico às portas da capital.

Pinterest Google+
PUB

Ao chegarmos a Sintra podemos fazer uma rápida viagem até ao passado, à altura em que não havia carros, e imaginar o silêncio das imediações cortado pelo chilrear dos pássaros, pelas vozes ao longe da população ou pela passagem dos cavalos e das carroças.

 

Sintra foi refúgio de reis, rainhas, nobres e fidalgos. Às portas da capital, era o destino da nobreza e das elites portuguesas do passado, e ainda hoje a arquitetura romântica aqui deixada ajuda a recordar e criar esse carisma.

 

Uma visita a Sintra tem, pois, de contemplar um percurso pelas ruelas da vila, onde pode descobrir recantos encantadores e edificações de época, assim como uma visita aos diversos palácios e jardins idílicos erigidos nas imediações.

 

VEJA TAMBÉM: PORTUGAL TRADICIONAL: ALDEIAS E VILAS QUE TEM DE VISITAR

 

Dadas as suas características, Sintra foi classificada a primeira Paisagem Cultural na Europa, em 1995, pela UNESCO.  Esta unidade cultural de forte base arquitetónica integra palácios, casas senhoriais, palacetes e chalets, todos eles envoltos em bosques e jardins de vegetação exuberante, que fazem desta vila um caso único em Portugal. O Palácio de Monserrate, o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla e a Quinta da Regaleira fazem parte deste ex-libris da arquitetura romântica.

 

Mas não é só sua arquitetura que dão o carisma a este destino. Inserida no Parque Nacional da Serra de Sintra, as imediações desta vila acolhem inúmeras espécies de vegetação endógenas e estrangeiras, tendo estas sido trazidas no passado para adornar as casas e propriedades dos senhores que as enfeitavam com a mais exuberante vegetação do mundo.

 

VEJA TAMBÉM: BRAGA ENTRE OS 15 DESTINOS EUROPEUS ELEITOS PARA CONHECER EM 2019

 

Assim, remos arquitetura e vegetação. Se adicionarmos uma geologia também ela caricata, que faz emergir rochas imponentes da Terra, e uma penumbra que tipicamente envolve a vila, temos o cenário perfeito para um certo misticismo. Sintra é conhecida também como o Monte da Lua e é terra de muitas lendas que vale a pena descobrir.

 

Um passeio a Sintra é, pois, um regalo garantido. De seguida,  indicamos alguns lugares imperdíveis na visita a esta ‘vila que não quer ser cidade’. Veja as imagens na galeria no topo do artigo.

 

VEJA TAMBÉM: VIAGEM AO NEOLÍTICO: JÁ CONHECE O CROMELEQUE DOS ALMENDRES?

 

Parque e Palácio da Pena – Estes são criações de D. Fernando II e representam o expoente máximo do Romantismo do século XIX em Portugal. O palácio foi construído no segundo ponto mais alto da serra, para ser observado de qualquer ponto do parque, floresta e jardins luxuriantes que têm mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas de vários pontos do mundo. Foto: Parques de Sintra.

 

Castelo dos Mouros – De configuração irregular, consiste numa fortificação construída por volta do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica, sendo ampliada depois da reconquista cristã. Trata-se de duas cinturas de muralhas que contornam de forma irregular os blocos graníticos da serra, por entre penedos e sobre íngremes penhascos.

 

Artigo anterior

Finger food: conheça esta tendência

Próximo artigo

O que os seus olhos dizem de si