Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Como um ovo por dia ajuda a emagrecer

Como um ovo por dia ajuda a emagrecer

É um dos alimentos mais aptos para fornecer proteínas e aminoácidos na proporção adequada. O ovo é um alimento que gera saciedade, por conter proteína e gordura, e deve ser ingerido logo na primeira refeição do dia. Porque “Alimento é Vida”, saiba mais sobre os múltiplos benefícios do ovo.

Pinterest Google+
PUB

O ovo é um dos alimentos mais aptos para fornecer proteínas e aminoácidos na proporção adequada e necessária para a reparação do tecido, sobretudo para aqueles que praticam atividades de esforço, como os atletas de alta competição.

 

O ovo é um alimento que gera saciedade, por conter proteína e gordura, as quais juntas aumentam a sensação de estar preenchido, razão pela qual deve ser ingerido logo na primeira refeição do dia, principalmente para quem quer fazer dieta e manter o peso equilibrado. Mas não exagere, apenas um ovo é a dose recomendada por dia, ao longo de uma semana, de segunda a sexta-feira.

 

Além disso é um alimento de fácil preparação e que contém de forma natural Vitamina D, a qual é produzida a partir do colesterol bom. Um ovo tem apenas 5 gramas de gordura, (monoinsaturadas) sendo apenas 1,5grs saturada. Contribui para que sejam ativados mais de 2000 genes do nosso ADN, porque atua como uma hormona, e todas as células do corpo têm um recetor para ela, sendo ainda muito importante para mais de 80 funções do nosso corpo.

 

VEJA TAMBÉM: OVO NA ALIMENTAÇÃO: MITOS E REALIDADES

 

Outra fonte de vitamina muito importante para a saúde encontrada nas propriedades do ovo é a vitamina K2, que além de ser um poderoso antioxidante é da maior importância para a coagulação do sangue, para combater a diabetes, para a prevenção das doenças coronárias e para evitar a tendência à obesidade. Para não perder parte das suas propriedades o ovo, deve ser comido pela manhã, cozido por 4 a 6 minutos, em água a ferver, ou escalfado, também em água a ferver, apenas por 4 minutos (poché).

 

A clara do ovo é constituída por água, proteínas e a ovoalbumina, que estimula a produção do colágeneo da pele e estimula a saciedade. É ainda uma excelente fonte de triptofano, que ativa a produção de serotonina, que tanto precisamos para melhorar a sensação de bem-estar, mas é na gema que se encontram a maior parte dos nutrientes, como o ferro e o cálcio.

 

VEJA TAMBÉM: DECO TESTA OVOS EM PORTUGAL E ATESTA QUALIDADE

 

Receita funcional:

Pequeno almoço de ouro

1 ovo (poché),

4 tomates cereja,

1 cebolinha chalota,

3 espargos brancos,

3 azeitonas verdes,

1/2 abacate maduro,

2 pés de coentros,

1 colher de sobremesa de sementes de sésamo.

Noz moscada a gosto

 

Preparação

Passe o abacate cortado em 4 partes por uma frigideira com um fio de óleo de coco, a cebolinha picada e os coentros. Deixe saltear por cinco minutos e coloque no prato, adicione o ovo poché (escalfado), os espargos os tomates cortados em metades e as azeitonas, polvilhe com as sementes de sésamo e uma pitada de noz-moscada.

 

Prepare com esta combinação de alimentos um prato bonito e sente-se a comer, devagar e em boa companhia. Se possível a ouvir uma música do seu agrado. Sinta o sabor de cada pedaço do seu alimento, deixe que ele se combine com o seu corpo, aprecie o aroma e a textura ao mastigar.

 

Se comer à pressa jamais saberá o sabor e o verdadeiro prazer do alimento que está a nutrir o seu corpo. Deixe-se levar pelos sentidos da vida e lembre-se que uma refeição é um pretexto para partilhar bons momentos, sem cometer excessos.

 

 

 

Artigo anterior

Turismo Centro quer certificar Caminho Português de Santiago

Próximo artigo

Riviera Francesa mantém tendência de casas de luxo a custar centenas de milhões de euros