Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Um ovo por dia ajuda a emagrecer

Um ovo por dia ajuda a emagrecer

É um dos alimentos mais aptos para fornecer proteínas e aminoácidos na proporção adequada. O ovo é um alimento que gera saciedade, por conter proteína e gordura, e deve ser ingerido logo na primeira refeição do dia. Porque “Alimento é Vida”, saiba mais sobre os múltiplos benefícios do ovo.

Pinterest Google+

Quando uso a frase “Alimento é Vida” para intitular as crónicas que vos escrevo, estou a trazer a cada leitor uma forma de lifestyle. Um conceito considerado nos dias de hoje como uma prática de vida equilibrada em plena harmonia entre o corpo e a forma de estarmos inseridos na sociedade. Esta realidade é para mim o melhor caminho para se viver uma vida saudável. Por isso, hoje, nesta crónica que segue a ordem cronológica dos alimentos, trago o ovo, que pertence à letra O.

 

É um dos alimentos mais aptos para fornecer proteínas e aminoácidos na proporção adequada e necessária para a reparação do tecido, sobretudo para aqueles que praticam atividades de esforço, como os atletas de alta competição.

 

 

VEJA TAMBÉM: OVO NA ALIMENTAÇÃO: MITOS E REALIDADES

 

O ovo é um alimento que gera saciedade, por conter proteína e gordura, as quais juntas aumentam a sensação de estar preenchido, razão pela qual deve ser ingerido logo na primeira refeição do dia, principalmente para quem quer fazer dieta e manter o peso equilibrado. Mas não exagere, apenas um ovo é a dose recomendada por dia, ao longo de uma semana, de segunda a sexta-feira.

 

Além disso é um alimento de fácil preparação e que contém de forma natural Vitamina D, a qual é produzida a partir do colesterol bom. Um ovo tem apenas 5 gramas de gordura, (monoinsaturadas) sendo apenas 1,5grs saturada. Contribui para que sejam ativados mais de 2000 genes do nosso ADN, porque atua como uma hormona, e todas as células do corpo têm um recetor para ela, sendo ainda muito importante para mais de 80 funções do nosso corpo.

 

VEJA TAMBÉM: DECO TESTA OVOS EM PORTUGAL E ATESTA QUALIDADE

 

Outra fonte de vitamina muito importante para a saúde encontrada nas propriedades do ovo é a vitamina K2, que além de ser um poderoso antioxidante é da maior importância para a coagulação do sangue, para combater a diabetes, para a prevenção das doenças coronárias e para evitar a tendência à obesidade. Para não perder parte das suas propriedades o ovo, deve ser comido pela manhã, cozido por 4 a 6 minutos, em água a ferver, ou escalfado, também em água a ferver, apenas por 4 minutos (poché).

 

A clara do ovo é constituída por água, proteínas e a ovoalbumina, que estimula a produção do colágeneo da pele e estimula a saciedade. É ainda uma excelente fonte de triptofano, que ativa a produção de serotonina, que tanto precisamos para melhorar a sensação de bem-estar, mas é na gema que se encontram a maior parte dos nutrientes, como o ferro e o cálcio.

Artigo anterior

Dino Parque supera expetativas e atinge 100 mil visitantes em três meses

Próximo artigo

A personalidade sexual de cada signo (e as suas compatibilidades)