Um novo olhar com blefaroplastia
Com o passar do tempo acabamos por ficar com mais pele na zona das pálpebras e ainda com as incómodas bolsas de gordura na parte inferior, conferindo um ar pesado e envelhecido.

É comum dizer-se que os olhos são o espelho da alma. Por vezes basta um olhar para nos fazermos entender ou até percebermos como está a outra pessoa. Com o passar do tempo acabamos por ficar com mais pele na zona das pálpebras e ainda com as incómodas bolsas de gordura na parte inferior, conferindo um ar pesado e envelhecido.
Em muitos casos não se trata apenas da parte estética; existe maior pré-disposição a problemas de visão e, devido ao volume excessivo da pele, as pálpebras pesam mais levando também a um esforço ocular maior e à consequente sonolência.
Desta forma, para rejuvenescer esta área tão marcante do rosto a blefaroplastia é a solução ideal. A blefaroplastia consiste na remoção de pele e gordura em excesso à volta dos olhos e tanto pode ser realizada na pálpebra superior como na inferior ou em ambas.
VEJA TAMBÉM: O ROSTO E A CIRURGIA ESTÉTICA: PROCEDIMENTOS A TER EM CONTA
A cirurgia
É uma cirurgia relativamente rápida – cerca de uma hora – e apenas é necessária anestesia local, não carecendo de internamento incluído nem tão pouco jejum, com entrada e saída no mesmo dia. As incisões são feitas nas pregas naturais dos olhos de modo a ficarem praticamente impercetíveis. É importante não colocar qualquer tipo de maquilhagem no dia do procedimento e não ter algum impedimento como uma infeção ocular.
O pós-operatório da blefaroplastia é bastante simples. No início a cicatriz pode ficar ligeiramente avermelhada, mas ao longo de uma semana dá-se toda a cicatrização e podemos inclusivamente remover os pontos; não obstante, ao fim de três meses, as cicatrizes são quase inexistentes. Ainda no processo de pós-operatório é importante aplicar gelo na zona nos primeiros dias, dormir com mais uma almofada que o habitual para elevar a cabeça e manter secos os pequenos adesivos inerentes à blefaroplastia.
Pode retomar a atividade laboral e social ao fim do quarto/quinto dia e retomar as atividades desportivas sem qualquer contraindicação ao fim de três semanas, sendo das cirurgias com menor período de inatividade.
O resultado da blefaroplastia é uma alteração estética muito positiva e favorável que se dá de forma fluída e bastante natural e que confere todo um novo visual ao rosto. Para o paciente pode mesmo significar uma modificação na sua autoestima revelando-se, consequentemente, no seu dia-a-dia e na sua vida no geral.
É ainda de ressalvar que a blefaroplastia não remove as rugas dos cantos dos olhos nem eleva as sobrancelhas já que para este fim existem outros procedimentos – como a toxina botulínica ou o lifting de sobrancelhas – que podem ser conjugados com a blefaroplastia para “alargar” este efeito rejuvenescedor a outras zonas da face.
Neste link direto para a secção “Antes e Depois” do meu site pode ver o resultado de algumas cirurgias de blefaroplastia realizadas por mim.