Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Um em cada seis europeus vive em privação material

Um em cada seis europeus vive em privação material

Dados revelados hoje pelo Eurostat indicam que 17% da população europeia não tem condições para pagar três dos nove itens considerados essenciais para uma vida condigna. Portugal encontra-se em 10º lugar nesta análise a 28.

Pinterest Google+
PUB

Um em cada seis europeus (17%) vivia em privação material em 2015, segundo dados revelados hoje pelo Eurostat.

 

A privação material é medida quando o cidadão não consegue cumprir pelo menos três dos nove itens considerados essenciais para uma vida estável e condigna: pagar a hipoteca, aluguer da casa ou outros empréstimos; pagar uma semana de férias anuais longe de casa; pagar uma refeição com carne, frango, peixe (ou equivalente vegetariano) a cada dois dias; ser capaz de enfrentar despesas financeiras inesperadas; ser capaz de comprar um telefone ou telemóvel; ser capaz de comprar uma televisão a cores; poder comprar uma máquina de lavar roupa; ser capaz de comprar um carro; ou ser capaz de suportar o aquecimento para manter a casa quente.

 

Veja também: Como resolver problemas de dinheiro no casal

 

A taxa dos severamente privados a nível material, ou seja, que não conseguem cumprir acima dos quatro itens, era de 8,1% em 2015.

 

A análise indica que entre os Estados-Membros da UE, a proporção de privação material é mais elevada na Bulgária (49,1%), na Grécia (40,8%), na Roménia (39,5%) e na Hungria (34,8 %).

 

Veja também: Como poupar dinheiro nas compras

 

Holanda e Áustria (8,2%), Dinamarca (8,1%), Finlândia (7,7%), Luxemburgo (4,9%) e Suécia (2,8%) registam menos do que um habitante em cada dez que vive em privação material.

 

Portugal encontra-se no top 10, precisamente em 10º lugar, com uma taxa de 21,5% de pessoas que vivem em privação material.

 

 

Artigo anterior

Tubarões nascidos no Oceanário agora em exposição

Próximo artigo

Caldeirada à Pescador à prova na Costa de Caparica