Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Um em cada seis adultos na UE é obeso

Um em cada seis adultos na UE é obeso

Relatório da União Europeia mostra que mais de metade da população europeia tem excesso de peso. Portugal encontra-se a meio da tabela, com 16,6% dos portugueses acima do peso recomendado.

Pinterest Google+
PUB

Mais de metade da população europeia com mais de 18 anos tem excesso de peso (51,6%), sendo que um em cada seis adultos (15,9%) é mesmo considerado obeso.

 

Os dados revelados ontem pelo Eurostat reportam a 2014 e mostram ainda que Malta é o país com maior percentagem de obesos (26%), seguido da Lituânia (21,3%) e da Hungria (21,2%).

 

Veja também: Sabe como combinar os alimentos?

 

Os menos obesos são os romenos (9,4%), os italianos (10,7%) e os holandeses (13,3%). No conjunto dos estados-membros, Portugal encontra-se a meio da tabela, com 16,6% dos adultos considerados obesos.

 

Considerado um grande problema de saúde pública, o estudo apurou que não existem diferenças significativas ente homens e mulheres. Porém, varia bastante entre grupos etários diferentes e consoante o nível de educação.

 

Veja também: ABC dos chás

 

Com exceção dos europeus com mais de 75 anos, a população mais velha é a que apesenta taxas de obesidade mais elevadas. A média da União Europeia para adultos entre os 65 e os 74 anos é de 22,1% de pessoas obesas. Já entre os jovens entre os 18 e os 24 anos, a taxa média é de 5,7%.

 

Também existe um padrão quanto ao nível educacional. A proporção de pessoas obesas na EU cai á medida que o nível educacional sobe. Enquanto que nos residentes com nível educacional baixo a percentagem de obesos é de 19,9%, esta taxa desce para 16% nas pessoas com nível médio de educação e para 11,5% em quem tem estudos superiores.

 

Um em cada seis adultos na UE é obeso

 

Artigo anterior

Tatuagem envia nível de álcool no sangue para o telemóvel

Próximo artigo

‘The Dead Rabbit’ é o melhor bar do mundo