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Tubérculos: sabe o que são?

Os tubérculos são as partes subterrâneas de determinadas plantas. A principal função é servir como órgão de reserva de energia. No nosso dia-a-dia são bastante utilizados como alimentos e a maioria destes vegetais fornece hidratos de carbono (amido). Além deste nutriente, os tubérculos proporcionam ao nosso organismo diversos tipos de nutrientes em quantidades variadas, como as vitaminas, os sais minerais e as fibras.

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São tubérculos: batata, batata-doce, beterraba, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete e tapioca. Conheça os benefícios de cada um na galeria acima.

 

Benefícios nutricionais

Cada tubérculo vai apresentar uma particularidade nutricional, isto porque podem fornecer quantidades muito variadas de hidratos de carbono. Por exemplo, os que apresentam maiores quantidades é a batata, a batata-doce, o inhame e a mandioca; já os outros fornecem pequenas quantidades, como a beterraba, a cenoura, o nabo e o rabanete.

 

O amido é o hidrato de carbono característico dos tubérculos, aliás como de todo o grupo. Com uma digestão lenta e uma absorção contínua e demorada, é o hidrato de carbono mais adequado ao nosso metabolismo e o melhor fornecedor de energia para realização de esforços físicos e intelectuais sustentados.

 

Estes alimentos destacam-se por serem fontes de energia e, para além disso, serem ricos em vitaminas e sais minerais, com uma série de efeitos positivos ao organismo e, por isso, devem ser incluídos numa alimentação saudável e equilibrada.

 

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Sugestões de preparação

Na apresentação das refeições alguns tubérculos podem ser servidos em substituição do arroz e das massas, como é o caso da batata, batata-doce, mandioca, inhame e combinam perfeitamente como acompanhamento de qualquer tipo de refeição, em pedaços (aos quartos, às rodelas por exemplo), ou na forma de purés, tortas e/ou sopas.

 

Outros como a beterraba, a cenoura, o nabo e o rabanete enfeitam ou mesmo fazem parte das saladas frescas, ou são apresentados como legumes cozidos, refogados ou mesmo salteados. Outra forma de serem apresentados é em sumos, como o sumo de beterraba e cenoura, por exemplo.

 

O importante é que os tubérculos sejam incluídos no nosso dia-a-dia, no contexto de uma alimentação saudável com o intuito de oferecer mais variedade e prazer na hora de comer.

 

Conheça melhor os principais tubérculos e as suas características na galeria acima.

Alexandre Fernandes
alexandre fernandes
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