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Tubérculos: sabe o que são?

Os tubérculos são as partes subterrâneas de determinadas plantas. A principal função é servir como órgão de reserva de energia. No nosso dia-a-dia são bastante utilizados como alimentos e a maioria destes vegetais fornece hidratos de carbono (amido). Além deste nutriente, os tubérculos proporcionam ao nosso organismo diversos tipos de nutrientes em quantidades variadas, como as vitaminas, os sais minerais e as fibras.

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São tubérculos: batata, batata-doce, beterraba, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete e tapioca.

 

Benefícios nutricionais

Cada tubérculo vai apresentar uma particularidade nutricional, isto porque podem fornecer quantidades muito variadas de hidratos de carbono. Por exemplo, os que apresentam maiores quantidades é a batata, a batata-doce, o inhame e a mandioca; já os outros fornecem pequenas quantidades, como a beterraba, a cenoura, o nabo e o rabanete.

 

O amido é o hidrato de carbono característico dos tubérculos, aliás como de todo o grupo. Com uma digestão lenta e uma absorção contínua e demorada, é o hidrato de carbono mais adequado ao nosso metabolismo e o melhor fornecedor de energia para realização de esforços físicos e intelectuais sustentados.

 

Estes alimentos destacam-se por serem fontes de energia e, para além disso, serem ricos em vitaminas e sais minerais, com uma série de efeitos positivos ao organismo e, por isso, devem ser incluídos numa alimentação saudável e equilibrada.

 

Sugestões de preparação

Na apresentação das refeições alguns tubérculos podem ser servidos em substituição do arroz e das massas, como é o caso da batata, batata-doce, mandioca, inhame e combinam perfeitamente como acompanhamento de qualquer tipo de refeição, em pedaços (aos quartos, às rodelas por exemplo), ou na forma de purés, tortas e/ou sopas.

 

Outros como a beterraba, a cenoura, o nabo e o rabanete enfeitam ou mesmo fazem parte das saladas frescas, ou são apresentados como legumes cozidos, refogados ou mesmo salteados. Outra forma de serem apresentados é em sumos, como o sumo de beterraba e cenoura, por exemplo.

 

O importante é que os tubérculos sejam incluídos no nosso dia-a-dia, no contexto de uma alimentação saudável com o intuito de oferecer mais variedade e prazer na hora de comer.

 

Conheça melhor os principais tubérculos e as suas características na galeria acima.

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